ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Esportes

Com vaga encaminhada, Costa Rica será o 4º de MS a avançar de fase na série D

Apenas o 7 de Setembro, Comercial e Novoperário conseguiram avançar para o mata-mata da competição nacional

Jhefferson Gamarra | 04/07/2022 15:38
Elenco do Costa Rica antes da partida contra o Iporá, no fim de semana (Foto: Divulgaçao/CREC)
Elenco do Costa Rica antes da partida contra o Iporá, no fim de semana (Foto: Divulgaçao/CREC)

Doze das quatorze rodadas da fase de grupos do Campeonato Brasileiro série D 2022 já se passaram e dentre as 64 equipes que concorrem ao título, apenas 32 avançam para o mata-mata. Com 6 vitórias, 2 empates e 4 derrotas, o Costa Rica está muito próximo de confirmar a classificação.

Faltando apenas duas rodadas para o fim da fase inicial, o time de Mato Grosso do Sul ocupa a 3ª colocação do Grupo A5, com 20 pontos. Os cálculos que a Cobra do Norte tem a fazer para garantir a classificação são bem simples. No próximo sábado (10), o Costa Rica enfrenta o Ação-MT, lanterna do grupo, no estádio Dito Souza, em Mato Grosso. Para avançar de forma antecipada, o time sul-mato-grossense precisa apenas de um empate.

O 4º colocado, Operário VG, está com 15 pontos. Em 5º e 6º na tabela, Ceilândia e Iporá estão com 6 pontos a menos que o Costa Rica. Brasiliense-DF, com 31 pontos, e Anápolis-GO, com 24 pontos, já estão classificados.

Vale ressaltar que os classificados do grupo A5 da Série D 2022 cruzam com os clubes que avançarem da chave A6, onde estão, Nova Venécia, Pouso Alegre, Real Noroeste, Inter de Limeira, Ferroviária, Bahia de Feira, URT e Caldense. O primeiro de um grupo, enfrenta o quarto colocado do outro, o segundo duela com o terceiro e assim por diante.

Caso confirme a classificação para a segunda-fase da competição nacional, o Costa Rica, que em 2022 fez sua estreia em competições nacionais, será apenas o 4ª time de Mato Grosso do Sul a avançar de fase na história da Série D.

O primeiro a conseguir o feito foi o 7 de Dourados em 2016. Na edição, o time douradense avançou ostentando a primeira colocação, somando 11 pontos no Grupo A11,que tinha ainda Anapólis,  Luziânia e Sinop. Na fase de mata-mata, o representante de Mato Grosso do Sul foi eliminado pelo Fluminense-BA pelo placar de 2 a 0, nos jogos de ida e volta.

Em 2017, novamente um sul-mato-grossense avançou para o mata-mata. Com 10 pontos, o Comercial ficou na segunda colocação do Grupo A10, que tinha Ceilândia, Anápolis e Sinop. Na segunda fase do torneio, o Colorado de Campo Grande foi eliminado pelo Ceilândia, após uma derrota em casa e um empate fora.

O último de MS a avançar no campeonato nacional foi o Novoperário, que atualmente está na segunda divisão estadual. Na temporada de 2018, a equipe avançou em segundo lugar do grupo 11, somando 10 pontos. No mesmo grupo estavam Sinop, Aparecidense e Ceilândia. Assim como os demais, o Novo não conseguiu passar do mata-mata e ficou pelo caminho após empatar em casa e ser perder fora para o Iporá, de Goiás.

Nos siga no Google Notícias