A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

19/11/2013 17:11

Delegação de MS embarca para maior evento escolar paralímpico do mundo

Helton Verão
Delegação de MS embarca para maior evento escolar paralímpico do mundo

Com 111 pessoas, entre atletas, técnicos, staff e representantes da Fundesporte, a delegação de Mato Grosso do Sul embarca nesta semana para iniciar as disputas daquele que é considerado o maior evento escolar paralímpico do mundo, as Paralimpíadas Escolares serão realizadas em São Paulo (SP), dos dias 25 a 29 de novembro.

Nossos atletas disputarão as seguintes modalidades: atletismo, boxa, futebol de 7, goalball, judô, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e natação.

Participam atletas com deficiências físicas, intelectual e visual dos municípios de: Campo Grande, Três Lagoas, Dourados, Paranhos, Rio Brilhante e Camapuã.

São mais de 1.2 mil estudantes de 12 a 20 anos disputarão dez modalidades na capital paulista: bocha, judô, tênis de mesa, voleibol sentado, futebol de 5 (para cegos), futebol de 7 (paralisia cerebral), goalball, tênis em cadeira de rodas, natação e atletismo. A cerimônia de abertura será no Auditório Celso Furtado, no Parque Anhembi, às 16h30, e a festa de encerramento acontecerá no mesmo local às 18h da sexta-feira, 29.

A saída da delegação acontecerá no aeroporto de Campo Grande no próximo domingo (24) em dois horários (03h55 e 09h05). O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul cedeu passagens aéreas para toda a delegação.

Realizado desde 2006, o evento contará com a participação de atletas de todos os Estados do país além do Distrito Federal. A edição 2013 marca a estreia de tocantinenses e roraimenses.

Também é notável um crescimento no número de participantes. Neste ano, 1.300 estudantes se inscreveram contra 1.164 do ano passado. Para se ter uma ideia da evolução das adesões, em 2009, por exemplo, eram 525 participantes.

A modalidade que mais terá competidores é o atletismo com 456 inscritos. A propósito, foi nas Paralimpíadas Escolares que surgiram grandes talentos como Alan Fonteles, medalhista de ouro nos Jogos Paralímpicos de Londres-2012 nos 200m, e ouro nos 100m, 200m e 400m no Mundial de Lyon-2013, na França.

Outro valor que surgiu na competição foi a carioca Alice Correa. Hoje, aos 17 anos, ela colhe bons resultados como o ouro nos 200m no Para pan-Americano de Jovens, em Buenos-Aires, Argentina, no último mês de outubro.

As Paralimpíadas Escolares encerram o calendário anual de competições nacionais do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

MS volta de Seletiva Sub-18 em RS com 3 medalhas de ouro e uma de prata
Os judocas de Mato Grosso do Sul que foram para Porto Alegre (RS) disputar a Seletiva Nacional Sub-18, competição que vale para o ranking de 2018, vo...
Sul-mato-grossenses conquistam medalhas no Brasileiro e Torneio Open
Dois nadadores sul-mato-grossenses conquistaram várias medalhas no Campeonato Brasileiro Senior de Natação e do Torneio Open CBDA - Correios, disputa...


Tudo de bom para esses rapazes e moças que são o melhor da juventude atual.
 
Mirella Forti Cossignani em 19/11/2013 20:18:42
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions