ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Esportes

Eliminada pela Conmebol, Chapecoense ainda tenta se manter viva na Libertadores

Paulo Nonato de Souza | 24/05/2017 10:21
Em entrevista coletiva, o presidente da Chape, Plinio David De Nes Filho, assumiu a responsabilidade pela escalação do zagueiro Luiz Otávio diante do Lanús (Foto: Chapecoense/Divulgação)
Em entrevista coletiva, o presidente da Chape, Plinio David De Nes Filho, assumiu a responsabilidade pela escalação do zagueiro Luiz Otávio diante do Lanús (Foto: Chapecoense/Divulgação)

Em campo, a Chapecoense continua a mesma de sempre: competitiva, organizada e determinada. Mas vai precisar de bem mais do que isso para se manter na disputa da Taça Libertadores 2017. É que desta vez o adversário atende pelo nome de Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), uma entidade que historicamente parece não reconhecer o futebol brasileiro na condição de filiado, mas de inimigo a ser aniquilado e banido da face da terra.

Isso faz com que as chances da Chapecoense reverter a punição da Conmebol pela escalação do zagueiro Luiz Otávio na partida contra o Lanús, da Argentina, sob alegação de irregularidade, sejam reduzidas a zero. Mesmo assim, o advogado do clube, Mario Bittencourt, declarou nesta quarta-feira, 24, que está confiante de que o time catarinense poderá recuperar os três pontos retirados pela entidade.

“O regulamento prevê que eu posso fazer um protocolo de efeito suspensivo de forma imediata. É o que eu estou fazendo. Estou enviando para o e-mail da unidade disciplinar um pedido de efeito suspensivo puro e simples. Depois temos mais sete dias para enviar as razões do recurso”, comentou o advogado.

A Chapecoense tem até a próxima terça-feira para protocolar o pedido e apresentar sua defesa no Tribunal de Apelações da Conmebol, que conta com membros diferentes dos que julgaram o caso em primeira instância. Não há, porém, prazo para que a decisão final seja divulgada. Sabe-se que acontecerá antes do dia 7 de junho, data dos sorteios das oitavas de final da Libertadores e da eliminatória com 32 clubes na Copa Sul-Americana.

Na noite de ontem a Chapecoense venceu o Zulia, da Venezuela, por 2 a 1, na Arena Condá, em Chapecó. Se conseguir reverter a decisão da Conmebol, avança para as oitavas de final da Libertadores. Se não obtiver sucesso no recurso, vai disputar a Copa Sul-Americana.

Histórico - No jogo com o Lanús, realizado na casa do adversário, a Chapecoense venceu por 2 a 1, dia 17 deste mês. O time catarinense escalou o zagueiro Luiz Otavio para o jogo, e alega não ter sido comunicado oficialmente de que o jogador estava suspenso por três partidas em razão da sua expulsão contra o Nacional do Uruguai. No “tapetão”, a Conmebol considerou que o time argentino venceu por 3 a 0.

O que realmente aconteceu, segundo o presidente da Chapecoense, Plinio David De Nes Filho. “O delegado da Conmebol chegou ao nosso vestiário registrou a súmula com Luiz Otávio e saiu, e quando o time estava no túnel indo para o gramado, abri meu telefone dois minutos antes de entrar em campo, tenho registrado, recebi a informação que Luiz Otávio estava fora. Eu assumi a responsabilidade de que ele iria a campo com a composição feita pelo Vagner Mancini. Ganhamos o jogo. Eu estou consciente de que tínhamos agido certo em colocar aquele time em campo. Está na súmula que o diretor do Lanús entrou duas vezes no vestiário dos árbitros para dizer que o Luiz Otávio estava suspenso. Qual a razão dele avisar?”

Nos siga no Google Notícias