ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Esportes

Em Mogi, Ponte mantém vantagem sobre São Paulo e vai à final histórica

Vinícius Squinelo | 27/11/2013 23:14
Jogadores da Ponte fizeram, mais uma vez história no clube (foto: Terra)
Jogadores da Ponte fizeram, mais uma vez história no clube (foto: Terra)

A Ponte Preta manteve viva a história impressionante na atual edição da Copa Sul-Americana. Em seu primeiro torneio internacional, a equipe campineira mostrou mais uma vez superação para empatar com o São Paulo por 1 a 1 na noite desta quarta-feira e se garantir na final da competição - o duelo de ida teve vitória pontepretana por 3 a 1 em pleno Morumbi. Nem mesmo jogar em Mogi Mirim, polêmica que marcou a semifinal, foi prejudicial: a torcida campineira foi em peso ao Estádio Romildão para empurrar o time alvinegro na classificação sobre o clube paulistano.

Praticamente rebaixada no Campeonato Brasileiro, a Ponte Preta viu tabus serem batidos em sequência na atual edição da Sul-Americana. Inicialmente, venceu a primeira partida contra uma equipe internacional. Na sequência, veio a primeira classificação de fase. A história ficou ainda maior com a vitória sobre o tradicional Vélez Sarsfield, em plena Argentina, e foi culminada com o avanço à final sobre o São Paulo, em semifinais marcadas por polêmicas e notas oficiais de ambos os lados.

O clube de Campinar foi obrigado a jogar em Mogi Mirim por uma reclamação formal do São Paulo à Conmebol – o time tricolor alegou que o Estádio Moisés Lucarelli não tinha capacidade para receber a semifinal e foi feliz na alegação. A vitória por 3 a 1 em pleno Morumbi no primeiro jogo, entretanto, animou a torcida alvinegra, que tomou o Estádio Romildão para ver a Ponte se classificar para a primeira final internacional de sua história.

De quebra, o clube campineiro também pode findar uma provocação de rivais, que tiram sarro pela Ponte Preta não ter um grande título de expressão. A primeira final da Copa Sul-Americana está marcada para a próxima quarta-feira, 4 de dezembro – antes, o time alvinegro pode ser rebaixado no Brasileiro no próximo fim de semana. O clube de Campinas enfrentará Lanús ou Libertad – o time argentino venceu o duelo de ida por 2 a 1 fora e decide em casa nesta quinta.

Com a necessidade do resultado, o São Paulo começou o duelo com mais posse de bola do que a Ponte Preta, mas só assustava em bolas paradas. A primeira chance real de gol foi do time do interior: aos 9min, Artur cabeceou e Ceni teve que espalmar para evitar a abertura do placar. O técnico Muricy Ramalho foi obrigada a fazer a primeira alteração ainda aos 23min de jogo: com um problema estomacal, Denilson deixou o campo para a entrada do também volante Wellington.

Na chance mais perigosa até então na primeira etapa, o São Paulo ficou perto de inaugurar o marcador em cabeceada de Douglas aos 25min, mas a bola foi para fora. Até o fim da primeira etapa o domínio do time tricolor se manteve, mas o clube paulistano quase não criava chances. Nervosa nos primeiros instantes, a torcida da Ponte se soltou na arquibancada na reta final da etapa inicial e deu resultado: aos 42min, em rápido contra-ataque, Leonardo pegou sobra da zaga duas vezes até concluir para o fundo das redes.

A volta para a etapa final continuou no mesmo ritmo dos primeiros 45 minutos, com o São Paulo com o domínio. Entretanto, a equipe de Muricy Ramalho mostrava pouca objetividade com a bola no pé e as chances de gol para reverter a difícil desvantagem eram quase nulas. Para tentar modificar a situação, o técnico são-paulino colocou em campo Luís Fabiano e Welliton antes dos 20min.

A situação do São Paulo, no entanto, não se modificou. De fato, a Ponte teve leve melhora na partida e passou a ter chances, que até então quase não haviam aparecido. Contudo, quem fez gol foi o São Paulo: aos 38min, Luís Fabiano, revelado pela Ponte, aproveitou desvio da zaga para colocar de cabeça para o fundo das redes. No fim, uma confusão entre jogadores tomou o gramado, mas não estragou a bela festa produzida por torcida e jogadores da Ponte Preta em Mogi Mirim. (com informações do Portal Terra)

Nos siga no Google Notícias