ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Esportes

Escola da periferia vai ganhar pista de mountain bike para 'descobrir talentos'

Colégio fica no bairro Parque do Lageado, um dos mais pobres da Capital, na região sul da cidade

Nyelder Rodrigues | 04/06/2021 17:03
Topografia e espaço total foram verificados na avaliação feita pelos técnicos na escola (Foto: Divulgação/Fundesporte)
Topografia e espaço total foram verificados na avaliação feita pelos técnicos na escola (Foto: Divulgação/Fundesporte)

Imagine estudar em um local que, no pátio, há uma radical pista de mountain bike? Pois tal ideia que para muitos jovens podem soar maneira, mas distante, e para outros mais velhos parecer mirabolante, deve se tornar realidade em breve para os alunos de um colégio estadual na periferia de Campo Grande.

É o caso da Escola Estadual Professora Thereza Noronha de Carvalho, localizada no Parque do Lageado, na região sul e um dos bairros mais carentes da cidade. Ali, deve ser criada uma pista de mountain bike em busca de talentos para a modalidade, e também de incentivar a busca de alternativas diante da vulnerabilidade social.

Nessa semana, técnicos da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) foram até o local e avaliaram o terreno, com toda sua topografia, e o espaço ali existente para planejar a obra e como deverá ser construída a pista.

A escola foi indicada pela SED (Secretaria de Estado de Educação) por, segundo o apontamento, possuir espaço adequado para a construção da pista, pelo número expressivo de alunos, que chega a cerca de 1 mil, e pela necessidade de projetos esportivos de inclusão na região do Lageado e bairros próximos.

"É uma forma de ocupar o tempo de diversos alunos no contra turno das aulas com a prática de um esporte tão divertido que é o ciclismo. No local também poderemos descobrir e lapidar novos talentos", explica o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Miranda. O investimento será de R$ 97,14 mil.

O recurso para a construção da pista virá de emenda parlamentar federal e contrapartida dos cofres estaduais. Crianças e jovens de até 17 anos devem ser atendidos no projeto, com aulas especializadas e fomentando as categorias de base da modalidade.

Para isso, profissionais de Educação Física, por meio do Prodesc (Programa MS Desporto Escolar – Treinamento Desportivo), serão alocados na instituição. O programa, desenvolvido pela Fundesporte em parceria com o Nesp (Núcleo de Esporte) da SED, atende neste ano cerca de 20 mil alunos-atletas de mais de 300 escolas.

"Além de treinamento esportivo de MTB, as crianças terão aula de educação no trânsito e no local também serão realizadas competições", revela o assessor especial da presidência da Fundesporte, Paulo Ricardo Nuñez.

Nos siga no Google Notícias