ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 30º

Esportes

F1: Jejum de 17 anos pode acabar com vitória de Massa

Redação | 02/11/2008 07:01

O jejum de 17 anos sem que um representante do Brasil leve o título do Mundial de Fórmula 1 pode acabar neste domingo. Felipe Massa larga na pole position em Interlagos, às 14h (horário de Mato Grosso do Sul).

No dia 20 de outubro de 1991, Ayrton Senna conquistou o tricampeonato no GP do Japão, penúltima etapa daquela temporada.

O brasileiro largou na segunda posição com a McLaren e viu o companheiro austríaco Gerhard Berger sair na pole position e manter a liderança na primeira curva.

Senna começou o campeonato de forma arrasadora ao vencer as quatro primeiras corridas, incluindo a primeira das suas duas vitórias em Interlagos.

A Williams, entretanto, impulsionada pelo motor Renault, reagiu com o inglês Nigel Mansell e chegou àquela reta final com um carro superior ao da McLaren.

Em Suzuka, palco dos dois títulos anteriores de Senna, o brasileiro já tinha a chance de confirmar o título e segurou o ímpeto de Mansell nas primeiras voltas da corrida.

O inglês, conhecido pelo arrojo, mas também por erros infantis, perdeu a cabeça e foi parar na caixa de brita, dando o título ao rival da McLaren. Com o abandono de Mansell, Senna ultrapassou Berger e dominou a corrida.

Porém, a poucos metros do final, o brasileiro decidiu permitir a ultrapassagem do austríaco como uma forma de agradecimento.

Nos dois anos seguintes, o piloto sofreu com o domínio da Williams. A escuderia britânica foi campeã com Mansell em 1992 e com o francês Alain Prost, em 1993.

Senna acabou contratado por Frank Williams na temporada seguinte, mas morreu em um acidente na terceira corrida do ano, em Ímola.

Jejum - Com a tragédia de Senna, Rubens Barrichello se tornou o principal piloto brasileiro na F-1, mas sofreu de 1994 a 1999 com equipes que estavam longe da briga por títulos como as extintas Jordan e Stewart.

Os brasileiros sonharam com a perspectiva de conquista em 2000, quando Barrichello chegou à Ferrari, mas nunca teve chance na escuderia italiana de brigar por título.

Barrichello foi ofuscado pelo alemão Michael Schumacher, que simplesmente arrematou os títulos de 2000 a 2004.

No entanto, ele ainda conseguiu algumas façanhas ao vencer nove corridas com a Ferrari e ter levado o vice-campeonato em duas oportunidades - 2002 e 2004 -, mas ambos os campeonatos foram dominados por Schumacher.

Massa chegou à Ferrari em 2006 para assumir a vaga de Barrichello e é o brasileiro com maior chance de ser campeão desde Senna.

Para festejar em Interlagos, o piloto precisa vencer e torcer para que o inglês Lewis Hamilton chegue em sexto.

A outra possibilidade de ser o primeiro brasileiro a ser campeão em uma corrida em Interlagos é terminar em segundo, mas o rival da McLaren não pode passar do oitavo lugar. Com informações do Terra.

Nos siga no Google Notícias