ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, TERÇA  02    CAMPO GRANDE 23º

Esportes

Federação de MS leva 61 atletas para disputa de seletiva nacional de judô

A competição das categorias cadete e júnior promete ter o maior número de inscritos com mais de 1.700 judocas

Por Judson Marinho | 02/12/2025 16:45
Federação de MS leva 61 atletas para disputa de seletiva nacional de judô
Nesta terça-feira (2) as primeiras lutas da competição nacional já iniciaram em São Paulo (Foto: Beatriz Riscado / CBJ)

A delegação de Mato Grosso do Sul está na cidade de São Paulo para a disputa do Campeonato Brasileiro Interclubes – Seletiva Nacional Cadete e Júnior, uma das competições mais importantes do calendário da CBJ (Confederação Brasileira de Judô).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Mato Grosso do Sul enviará 61 atletas de 11 academias para o Campeonato Brasileiro Interclubes – Seletiva Nacional Cadete e Júnior, em São Paulo. A competição, que ocorre de 2 a 5 de dezembro, é uma etapa crucial para pontuação no Ranking Nacional e para definir vagas nas Seleções Brasileiras Sub-18 e Sub-21. Entre as academias participantes estão a Associação Atlética Judô Futuro e o Judô Clube Rocha, ambas de Campo Grande. A Seletiva de 2025 marca um recorde histórico, com 1.756 atletas de 242 clubes inscritos. O Instituto Reação, do Rio de Janeiro, lidera em número de participantes, seguido pelo Clube de Regatas do Flamengo e pelo anfitrião Paineiras do Morumby. Em Mato Grosso do Sul, a Judo Futuro destaca-se com 15 atletas inscritos. A competição ocorre nas Quadras do Vale do Clube Paineiras do Morumby, a partir das 8h.

O Estado, por meio da FJMS (Federação de Judô de Mato Grosso do Sul), será representado por 11 academias e 61 atletas, que buscam pontuação no Ranking Nacional e vagas nas Seleções Brasileiras Sub-18 e Sub-21. A competição ocorre do dia 2 até o dia 5 de dezembro.

As academias que compõem a delegação sul-mato-grossense são: Associação Atlética Judô Futuro (Campo Grande), Associação Atlética de Judô Nova Geração (Campo Grande), Associação Desportiva Moura (Campo Grande), Associação Esportiva e Cultural Nipo-Brasileira (Campo Grande), Associação Esportiva Marruá (Campo Grande), Associação Nico Judô, Associação Top Fight (Aquidauana), Associação Yada de Judô (Itaporã), Clube Indaiá (Dourados), Clube Sakurá de Judô (Ponta Porã) e Judô Clube Rocha (Campo Grande).

A Seletiva marca uma das primeiras etapas do processo de formação das Seleções Brasileiras Cadete (Sub-18) e Júnior (Sub-21). Os resultados valem pontos no Ranking Nacional, que define futuras convocações para eventos internacionais, como Estágios, Pan-Americanos e Mundiais.

A competição ocorre nas Quadras do Vale do Clube Paineiras do Morumby, sempre a partir das 8h (horário de Campo Grande).

  • Terça (02): Cadete masculino – categorias -50kg, -55kg, -66kg, -73kg e -81kg.

  • Quarta (03): Cadete masculino -90kg e +90kg e todas as categorias femininas da classe.

  • Quinta (04): Júnior masculino – -60kg, -66kg, -73kg, -81kg e -90kg.

  • Sexta (05): Júnior masculino -100kg e +100kg e todas as categorias femininas.

Recorde histórico - A seletiva de 2025 reúne 1.756 atletas de 242 clubes, tornando-se a maior já registrada na história do judô brasileiro em número de participantes.

Entre os clubes com mais inscritos, o Instituto Reação (RJ) lidera com 59 atletas, seguido pelo Clube de Regatas do Flamengo (RJ), com 50, e pelo anfitrião Paineiras do Morumby, com 53 inscrições.

Em Mato Grosso do Sul, a associação com maior número de inscritos é a Judô Futuro, com 15 atletas, enquanto o Judô Clube Rocha e a Associação Desportiva Moura têm 10 judocas cada.