ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Esportes

Final da Copa de Arrancada reúne milhares de apaixonados por velocidade

Viviane Oliveira | 03/06/2012 14:19
Durante treinamento na manhã de hoje. No total são 62 participantes. (Fotos: Rodrigo Pazinato)
Durante treinamento na manhã de hoje. No total são 62 participantes. (Fotos: Rodrigo Pazinato)
Competidor dando os últimos retoque no carro.
Competidor dando os últimos retoque no carro.

Milhares de pessoas apaixonadas por velocidades acompanham neste domingo a Copa Centro Oeste de Arrancada no Autódromo Internacional, em Campo Grande. A competição começou ontem e vai até as 17 horas de hoje.

De acordo com a organização, o evento é a primeira competição de grande porte, no seguimento de arrancadas, já realizado no Mato Grosso do Sul. No total são 30 pilotos que vieram de outros estados como Paraná, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

São oito categorias divididas de acordo com a potência e tração da parte dianteira ou traseira do carro.

Segundo a organização, os veículos de arrancadas têm motores diferenciados feitos especialmente para competir. Mudança nos pneus, suspensão, escapamento, tudo exclusivo para que o veículo consiga chegar ao final da reta de 201 metros em menos tempo.

Alguns carros inscritos na competição podem chegar até 2.000 HP – uma média de 1.900 cavalos a mais que um carro 1.0 comercializado hoje. A arrancada é um esporte muito popular na região sul e sudeste do Brasil.

Em Mato Grosso do Sul esse tipo de competição se tornou popular graças aos fãs de velocidade. Como é o caso do piscineiro Humberto Ramos Júnior, de 31 anos, que um dia sonha em correr em uma pista de autódromo.

“Sou apaixonado por carro turbinado e um dia pretendo correr aqui com o meu Passat branco”, conta, acrescentando que quanto mais rebaixado [o carro] melhor é para manter a estabilidade e ter mais velocidade.

Mesmo afirmando que não estava torcendo para ninguém, disse que ficou impressionado com a velocidade de um Fiat Marea, de placa de Andradina (SP) “Em poucos metros ele chegou a 160 Km/h, disse empolgado assistindo a corrida.

Diante de tantos competidores, a secretária executiva Glaucy Stela Garcia, de 28 anos, se destaca como a única mulher na pista. Apesar de ser a única na competição ela afirma que não se sente intimidada. “O que conta é o carro. Corro com um turbo 1.9 e estou dentro da média do tempo deles”, disse orgulhosa.

Glaucy relata que sempre gostou de corrida e antes de casar com o marido, que também é piloto, já tinha um Chevette tunnyng. “Gosto do esporte”, afirma, acrescentando que agora corre com uma Saveiro vermelha – carro que o marido competia.

"Agora ele corre com outro carro, também uma Saveiro vermelha", finaliza a piloto.

Competição - Hoje serão três largadas. Para o público a entrada para assistir as arrancadas custa R$ 15. Os portões foram abertos às 8 horas. O evento vai até 17 horas.

Humberto sonha em um dia competir no autódromo.
Humberto sonha em um dia competir no autódromo.
Apesar de competir só com homem, Glaucy Stela não se intimida.
Apesar de competir só com homem, Glaucy Stela não se intimida.
Nos siga no Google Notícias