ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 28º

Esportes

Justiça mantém eleição para Cezário comandar futebol até 2027

Oposição aponta que será 3º mandato, contrário à lei criada para forçar saída de cartolas do poder

Aline dos Santos | 04/06/2022 09:34
Reunião na Federação de Futebol de MS no mês de abril para prestar contas. (Foto: FFMS)
Reunião na Federação de Futebol de MS no mês de abril para prestar contas. (Foto: FFMS)

As tentativas de barrar na Justiça a eleição para presidente da FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) falharam e o pleito acontecerá às 10h deste sábado para reconduzir Francisco Cezário de Oliveira ao poder. A eleição só tem uma chapa inscrita, alvo da oposição do advogado Paulo Sérgio Telles, que presidiu o time de futebol Cene (Clube Esportivo Nova Esperança).

Ao tentar suspender a eleição, ele aponta que Cezário partiria para uma terceira gestão consecutiva, o que é proibido pela Lei Pelé. Segundo o advogado, a lei institui um limite à reeleição de dirigentes esportivos.

“Com a intenção de forçar cartolas há décadas no poder, que é o caso do atual gestor, a deixarem a presidência das federações”. Enquanto que a Comissão Eleitoral da FFMS aponta que o segundo mandato só vai se configurar quando ele assumir a federação no quadriênio 2023 a 2027.

“Seja a publicação da lei especial, seja a alteração do estatuto, ocorreram posteriormente à eleição do Sr. Francisco Cezário para o Mandato 2015/2019, quando não havia nenhuma limitação estatutária ao número de reconduções. Uma vez que o referido mandato iniciou antes da limitação estatutária, de novembro de 2015, que entrou em vigor em dezembro de 2016, a eleição para a gestão 2019/2023, foi a primeira eleição após a alteração do Estatuto e a nova regra eleitoral. Sendo assim, somente com uma nova eleição no processo eleitoral para o Quadriênio de 2023-2027 que poderá ser considerada a recondução do Presidente.”

Na tarde de ontem, às 17h10, Paulo Telles entrou com processo na 4ª Vara Cível de Campo Grande para suspender a eleição. Às 19h18, a juíza Vânia de Paula Arantes apontou que o pedido não poderia ser analisado. “Verifica-se a presença de vícios que impedem, por ora, a análise da presente inicial”. Num dos pontos, a magistrada informa que o autor não tem vínculo com a Federação de Futebol ou com qualquer entidade esportiva. Desta forma, não tem legitimidade para solicitar a suspensão da eleição.

Em seguida, Telles fez um novo pedido ao Plantão Judiciário. Às 22h18, o juiz Paulo Afonso de Oliveira negou a liminar por não se tratar de caso de plantão e que o pedido já tinha sido analisado por Vara Cível.

A defesa da Federação de Futebol informa que o processo eleitoral está sendo conduzido em atenção ao estatuto da entidade e à legislação vigente. De acordo com o advogado André Borges, está ausente qualquer "risco ao resultado útil do processo" porque os eleitos só serão empossados em abril de 2023.

Francisco Cezário tem seis gestões consecutivas desde 1998 e lidera a única chapa inscrita na eleição de hoje. A votação será no Hotel Internacional, em Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias