ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, SEGUNDA  17    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Bombeiros iniciam prevenção a incêndios florestais com população ribeirinha

Militar estão batendo de porta em porta para implementar ações preventivas nas comunidades

Por Antonio Bispo | 28/04/2024 18:57
Bombeiros trabalhando no controle de incêndio no Pantanal (Foto: Arquivo Campo Grande News)
Bombeiros trabalhando no controle de incêndio no Pantanal (Foto: Arquivo Campo Grande News)

O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul iniciou as ações de prevenção e preparação da temporada de incêndios florestais na região Pantanal do Estado, visando conscientizar a população ribeirinha quantos aos riscos e cuidados.

Nesta primeira fase, os militares estão conversando com toda a comunidade em áreas particulares e parques estaduais, com o intuito de reduzir a probabilidade de incêndio nessas áreas em que todos os anos são afetadas.

Entre as ações preventivas estão a limpeza de cabeceiras de pontes, preservação de aceiros e formação de brigadas de incêndio. As medidas tentam não apenas minimizar os riscos de incêndios descontrolados, como também de garantir uma resposta mais eficaz em caso de ocorrências.

No dia 9 de abril, o Governo do Estado decretou estado de emergência ambiental que deve durar os próximos 180 dias.

Conforme a decisão, este é um período crítico com graves riscos ambientais referentes à perda do controle do fogo, por conta das condições climáticas que atingem o Estado nessa época, quando as temperaturas ultrapassagem os 30°C e os ventos ficam acima dos 30 km/h.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias