ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 24º

Esportes

Lutador de MMA de São Gabriel sonha alto com programa da Globo

Gabriel Neris | 12/03/2013 17:22
Wande será o representante da região Centro-Oeste em programa de televisão (Foto: Divulgação)
Wande será o representante da região Centro-Oeste em programa de televisão (Foto: Divulgação)

Apesar da estreia só ocorrer no domingo (17), o programa da TV Globo, TUF (The Ultimate Fighter) Brasil Em Busca de Campeão já cria expectativa para Wande Lopes Santana, de 30 anos. Residente em São Gabriel do Oeste, a 140 quilômetros da Capital, o lutador está entre os 28 participantes, e acredita que a presença na competição será o suficiente para ser contratado pelo UFC (Ultimate Figther Championship), empresa mundial de MMA (Mixed Martial Arts).

A maior parte do programa foi gravada no mês de janeiro, em São Paulo. Wande, único representante da região Centro-Oeste, está otimista. “Já nos disseram que não vai acabar ali, o UFC conhece toda nossa vida”, declara o lutador, que está em São Gabriel do Oeste. Por força de contrato com a Globo e com o UFC, Wande e todos os lutadores estão proibidos de comentar com qualquer pessoa os resultados.

O programa foi gravado e será exibido desta forma até a semifinal. A decisão do TUF será transmitida ao vivo pela emissora no mês de junho.

Wande é natural de Piratuba (SC). Mudou com a família para São Gabriel do Oeste aos 11 anos de idade. Treinou até os 18, quando decidiu se mudar para Campo Grande. Foi faixa-preta de karatê e passou para o muay thai. O irmão, Pedro Celestino Lopes Santana, de 38 anos, é presidente da FMTTMS (Federação de Muaythai Tradicional de Mato Grosso do Sul).

“Para nós é um motivo de orgulho, a gente sabe do sofrimento que é chegar lá. O mundo da luta hoje é o UFC”, exalta Pedro, que garante não saber até onde foi à participação do irmão no programa.

Wande é bicampeão brasileiro e bicampeão mundial de muay thai. Foi treinado pelo também bicampeão mundial de muay thai Eduardo Maiorino, que morreu no dia 23 de dezembro do ano passado, em São Gabriel do Oeste.

O lutador de Mato Grosso do Sul tem um cartel com seis vitórias em seis lutas no MMA. Todas por nocaute. “Eu estou faceiro, agora vai dar uma guinada na carreira e o nível será internacional. É a carreira que todo mundo que chegar”, completou Wande.

A oportunidade começou a ser alcançada quando Wande efetuou a inscrição ainda pela internet para participar do programa. Testes foram realizados no Rio de Janeiro e o currículo avaliado. Em fevereiro o UFC demitiu 16 lutadores, o que indica que serão contratados outros no lugar, além do campeão do TUF Brasil.

“Isso fortalece os lutadores que estão em ascensão. É a chance de entrar sangue novo”, finaliza o irmão Pedro.

Nos siga no Google Notícias