ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Esportes

Medalhista olímpico cobra investimentos para fortalecer base do judô em MS

Tiago Camilo participa de treinamento junto com atletas da base no Rádio Clube Campo, em Campo Grande.

Gabriel Neris e Bruna Kaspary | 26/01/2019 11:29
Tiago Camilo (ao centro) conversa com judocas durante treinamento (Foto: Bruna Kaspary)
Tiago Camilo (ao centro) conversa com judocas durante treinamento (Foto: Bruna Kaspary)

Passando o fim de semana em Campo Grande para um treinamento de campo com judocas de Mato Grosso do Sul e também de outros Estados, o medalhista olímpico Tiago Camilo cobra maior investimento em regiões descentralizadas para fortalecer a base do esporte.

O treinamento reúne desde sexta-feira (26) 170 atletas de Campo Grande e outros quatro municípios do interior, além de judocas do Espírito Santo e Goiás.

Camilo contou que quando iniciou no esporte veio algumas vezes para a Capital e percebeu a qualidade dos atletas locais. Em dezembro de 2017 ele pendurou o kimono como atleta profissional, mas continua com oficinas e agora que retornou percebe que o nível dos atletas continua alto.

“Apesar de o judô ser um esporte democrático, infelizmente os investimentos ficam no Rio e em São Paulo. Aqui se revelam bons atletas, mas não recebe o investimento necessário”, lamenta.

O judoca sugere que a CBJ (Confederação Brasileira de Judô) faça um mapeamento de locais onde estão sendo revelados mais atletas e onde precisam de mais investimentos para redistribuição da verba.

Questionado sobre o que lutadores precisam fazer para ter uma carreira vitoriosa como a dele, o judoca foi enfático. “O mais importante é que tenham sonho. O sonho é que alimenta”.

Neste sábado pela manhã o treinamento foi realizado para atletas sub-13, sub-15 e sub-18. No período da tarde tem mais, a partir das 16h, no Rádio Clube Campo. No domingo, os atletas farão o último treino com o Tiago Camilo entre 9h e 12h.

Tiago Camilo tem na carreira de judoca as medalhas olímpicas de prata, em Sidney, e de bronze, em Pequim. Também tem medalhas na Copa do Mundo, Pan-Americano e Sul-Americano.

Nos siga no Google Notícias