MS terá 20.320 mesários; convocação termina amanhã
Os juízes eleitorais convocarão 20.320 mesários para as eleições de 5 de outubro em Mato Grosso do Sul. O prazo para a convocação termina amanhã (6).
Em todo o país, serão convocados 1.660.796 mesários. A intimação para trabalhar no dia da eleição terá de ser publicada no Diário Oficial.
A eleição em Mato Grosso do Sul contará ainda com 5.887 urnas; 1,2 mil delas em Campo Grande.
O mesário convocado que não comparecer no local, em dia e hora determinados para a realização da eleição e que não apresentar justa causa ao juiz eleitoral em até 30 dias, estará sujeito a multa de meio a um salário mínimo.
Caso o mesário seja servidor público, a pena será de 15 dias de suspensão, sem recebimento de remuneração. Conforme a assessoria de imprensa do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), as penas previstas são aplicadas em dobro se a mesa receptora deixar de funcionar por culpa dos faltosos.
Mas quem não puder exercer o trabalho de mesário por algum motivo que considere justo, ao ser informado da convocação deve apresentar a justificativa ao juiz eleitoral responsável em até cinco dias, a contar da nomeação.
O serviço prestado pelo mesário não é remunerado. O convocado recebe apenas um auxílio-alimentação e terá direito a dois dias de folga em seu trabalho, seja trabalhador do setor público ou privado.