ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Esportes

MS terá representante na disputa do Mundial Universitário de Futsal

Amanda Bogo | 08/06/2016 15:36
Amanda durante jogo disputado em Brasília (Foto: Reprodução/ Facebook )
Amanda durante jogo disputado em Brasília (Foto: Reprodução/ Facebook )

Mato Grosso do Sul será representado no 15º Campeonato Mundial Universitário de Futsal, que acontece em Goiânia (GO) entre os dias 3 e 10 de julho, pela atleta Amanda dos Santos Farias, 24. A jogadora foi convocada pela seleção brasileira no último dia 11 e deve se apresentar no próximo dia 25.

Amanda nasceu em Dourados mas passou boa parte da infância em Vicentina. De lá, se mudou com a família para Campo Grande aos 9 anos. Foi aí que começou a jogar futsal junto com sua irmã gêmea. “O interesse surgiu por influência familiar. Meus pais são do meio esportivo, minha mãe é formada em educação física e meu pai jogava futebol, então sempre acompanhava os jogos quando criança. No começo a gente jogava entre os meninos, porque não tinha time feminino”, contou.

Ela e a irmã estudavam em uma escola pública quando ganharam uma bolsa de 100% para estudar em uma escola particular. Permaneceram nela por dois anos, quando outra escola ofereceu desconto integral para as meninas.

Em 2007 , as duas receberam uma proposta para jogar em Santa Catarina. "Recebemos um convite para fazer um teste fixo para jogar no Malve, de Jaraguá do Sul, onde ficamos por quatro anos. Depois o Barateiro, melhor time do mundo de futsal feminino, chamou a gente, e joguei lá por três anos", explicou.

A irmã permaneceu na equipe do Barateiro por dois anos, quando teve uma fratura no pé e voltou para Campo Grande. Com saudades da família e de casa, ela decidiu retornar ao Estado para ficar mais próxima dos entes. "Não estava bom lá separada da minha irmã, queria ficar perto da minha família. Logo que cheguei tive a oportunidade de continuar no futsal".

Amanda em jogo  entre UCDB e Udesc de Santa Catarina (Foto: Reprodução/ Facebook)
Amanda em jogo entre UCDB e Udesc de Santa Catarina (Foto: Reprodução/ Facebook)

A UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) ofereceu bolsa integral para que a estudante terminasse o curso de educação física e jogasse pelo time da instituição. Foi durante a disputa da LDU (Liga do Desporto Universitário), em Brasília, que olheiros da seleção brasileira encontraram a jovem. "O nosso time é vice campeão dos jogos universitários, então sempre tinha olheiros prestanto atenção na gente. Mês passado nós jogamos e ficamos em terceiro lugar em Brasília, e alguns olheiros estavam lá. Na semana seguinte fui convocada".

Quando recebeu o convite, a primeira reação da atleta foi o choro. "Chorei bastante. São 10 anos no futsal, foi o primeiro reconhecimento a nível nacional que tive".

A atleta viaja para Goiânia no próximo dia 19 com a equipe da UCDB para a disputa de jogos da LDU e permanece na cidade. No dia 25 ela se apresenta para a seleção brasileira e treina por uma semana com o time para a estréia no mundial, sem data definida até o momento. "A expectativa é a melhor possível. O Brasil nunca perdeu. A ansiedade e o nervosismo batem forte, mas a gente se prepara para isso", finalizou.

Nos siga no Google Notícias