ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Esportes

Na festa de 119 anos, Corrida do Facho tem 1ª prova feminina

“Estamos fazendo história. É a primeira vez que as mulheres correm”, afirma Luciana Fernandes

Aline dos Santos e Kleber Clajus | 26/08/2018 09:10
Na festa de 119 anos, Corrida do Facho tem 1ª prova feminina
Prova de revezamento é tradicional  no aniversário de Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami)
Prova de revezamento é tradicional no aniversário de Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami)

A tradicional Corrida do Facho, prova de revezamento que marca a programação de aniversário de Campo Grande, teve uma novidade em 2018: a prova para mulheres. A primeira competição feminina foi vencida pela equipe Fartlek A.

“Estamos fazendo história. É a primeira vez que as mulheres correm”, afirma a cabeleireira Luciana Fernandes, 43 anos, que participou da prova.

Na equipe vencedora, a empregada doméstica Fabiane Souza Dutra, 29 anos, era uma mistura de alegria e fôlego. Ontem à noite, foi a segunda colocada na corrida da Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores).

Na manhã deste domingo, aprovou o tempo frio. “O tempinho estava gostoso e o percurso bem tranquilo”, diz. A prova feminina teve 12 equipes inscritas. As mulheres correram cinco quilômetros. Cada equipe tem sete participantes, cinco correm o revezamento e duas são reservas. As vencedoras percorreram o trajeto em 23 minutos. Fartlek é um estilo de treino.

A prova masculina teve percurso de 10 quilômetros. Cada equipe tem 12 pessoas, sendo 10 no revezamento e dois na reserva. A competição masculina teve nove equipes inscritas. A vencedora foi a Percurso Livre, com tempo de 34 minutos e 14 segundos, três a menos do que a segunda colocada. A equipe do CMO (Comando Militar do Oeste) fechou a prova com 34 minutos e 17 segundos.

Atleta da equipe vencedora, Eder Vaz, 33 anos, conta que a Percurso Livre é bicampeã na corrida. “Os corredores de rua gostam desse tipo de prova, por ser revezamento, todos correm pelo mesmo objetivo”, diz. Ele é professor de Educação Física e já ganhou a prova sete vezes, correndo por três equipes diferentes.

Fabiane exibe medalha da primeira prova para mulheres. (Foto: Kleber Clajus)
Fabiane exibe medalha da primeira prova para mulheres. (Foto: Kleber Clajus)
Nos siga no Google Notícias