Time vizinho de MS se classifica para a Libertadores de 2026
A equipe paraguaia disputará a competição continental pela 1ª vez em seus 90 anos de história

A fronteira entre Pedro Juan Caballero (Paraguai) e Ponta Porã (Mato Grosso do Sul) está em festa. O time da cidade paraguaia, 2 de Mayo, se classificou de forma inédita para a Libertadores da América de 2026.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O clube conseguiu o feito histórico após garantir a vaga para a final da Copa Paraguai. Na semifinal da competição, disputada nesta quarta-feira (5), o 2 de Mayo derrotou o Guarani por 1 a 0 no Estádio Río Parapití, em Pedro Juan Caballero. O resultado foi suficiente para garantir o clube fronteiriço na Libertadores.
- Leia Também
- Palmeiras derrota Santos em clássico e segue na ponta do Brasileirão
- Mais de 200 horas de ônibus para ver a final da Libertadores
O Galo Norteño, como é conhecido o 2 de Mayo, enfrenta na decisão o General Caballero em busca do primeiro título na elite nacional. A vaga na Libertadores está confirmada porque o seu rival na final, o General Caballero, está rebaixado no Campeonato Paraguaio e, por este motivo, impossibilitado de disputar a vaga.
Após a publicação confirmando a classificação nas redes sociais do clube paraguaio, comentários de sul-mato-grossenses surgiram reforçando o apoio de torcedores do Estado ao 2 de Mayo, declarando que o clube de Pedro Juan Caballero é o "orgulho da fronteira".
Desde que conseguiu o acesso à primeira divisão do Campeonato Paraguaio, o 2 de Mayo vem em uma crescente no futebol do país e, recentemente, também disputou a fase preliminar da Copa Sul-Americana, sendo eliminado nesta etapa em confronto contra o Guarani.
O Estádio Río Parapití, do 2 de Mayo, tem capacidade para 22 mil torcedores e fica a apenas 2,4 km da fronteira brasileira, em Ponta Porã.
Esta também é a primeira vez que um time de fronteira disputará a Libertadores, podendo levar para a região grandes confrontos com clubes do futebol sul-americano.
Classificados para a Libertadores — Até o momento, 20 times estão garantidos na próxima edição da principal competição da América do Sul.
Palmeiras e Flamengo são os clubes brasileiros que já estão garantidos na próxima edição da Libertadores. Entre os clubes paraguaios, além do 2 de Mayo, o Libertad também vai disputar a competição no ano que vem.
Pela Argentina, Independiente Rivadavia, Platense e Rosario Central estão classificados. Liverpool, Nacional e Peñarol são os representantes do Uruguai já garantidos.
Os demais clubes até o momento classificados são: Alianza Lima, Cusco e Universitario do Peru, Always Ready (Bolívia), Coquimbo Unido (Chile), Independiente Santa Fe (Colômbia), Independiente del Valle (Equador), Carabobo, Deportes La Guaira e Universidad Central de Venezuela (Venezuela).

