ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, QUINTA  08    CAMPO GRANDE 32º

Esportes

Times de MS enfrentam clubes de Rondônia e do Amapá na 1ª fase da Copa do Brasil

A competição começa no mês de fevereiro e terá confrontos em jogo único até a terceira etapa

Por Judson Marinho | 07/01/2026 14:23
Times de MS enfrentam clubes de Rondônia e do Amapá na 1ª fase da Copa do Brasil
Taça da Copa do Brasil, competição que neste ano terá 126 clubes participantes (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou nesta terça-feira (6) os detalhes da Copa do Brasil 2026, incluindo regulamento e tabela básica da competição.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Copa do Brasil 2026 terá 126 clubes participantes, incluindo três representantes de Mato Grosso do Sul: Operário, Ivinhema e Pantanal. Na primeira fase, Ivinhema e Pantanal enfrentarão equipes de Rondônia e Acre, enquanto o Operário estreia diretamente na segunda fase. Os confrontos iniciais serão em jogo único, com decisões por pênaltis em caso de empate. A competição segue até a final, marcada para 6 de dezembro, em sede ainda a ser definida pela CBF. As mudanças no formato visam ampliar a participação e fortalecer o futebol regional.

Sem pontuação no RNC (Ranking Nacional de Clubes), Ivinhema e Pantanal entram na competição já na primeira fase.

De acordo com sorteio, os clubes sul-mato-grossenses vão enfrentar equipes do Ji-Paraná de Rondônia e Independente do Amapá, porém qual clube do Estado vai enfrentar estas equipes ainda não foi definido. Após a definição dos confrontos o mando de campo também será anunciado através do resultado de um sorteio.

Com 126 clubes participantes de todo o país, o torneio traz mudanças pontuais no formato neste ano, uma delas é que em 2026 três representantes de Mato Grosso do Sul disputam a Copa do Brasil. Operário Futebol Clube, Ivinhema Futebol Clube e Futebol Clube Pantanal.

A primeira fase da Copa do Brasil será disputada em jogo único nos dias 18 e 19 de fevereiro. Em caso de empate no tempo normal, a vaga será decidida nos pênaltis.

Se avançarem, Ivinhema e Pantanal terão um desafio ainda maior na segunda fase, quando enfrentarão clubes melhor posicionados no RNC, como Fortaleza, Juventude, Atlético Goianiense, América Mineiro, Ceará, Cuiabá, Goiás, Sport, CRB (Clube de Regatas Brasil), Vila Nova ou Operário Ferroviário (PR).

Já o Operário FC, 93º colocado no ranking, inicia sua participação diretamente na segunda fase, com estreia prevista para o dia 25 de fevereiro.

O clube está no pote E e poderá enfrentar adversários do pote D, que inclui as equipes do Souza (PB), Anápolis (GO), ASA (AL), Gazin Porto Velho (RO), Ceilândia (DF), Tocantinópolis (TO), Portuguesa (RJ), Trem (AP), Juazeirense (BA), Itabaiana (SE) e Maranhão (MA). O mando da partida também será definido em sorteio.

A competição terá confrontos em jogo único até a terceira fase. A partir da quarta fase até as semifinais, os duelos passam a ser disputados em partidas de ida e volta.

A grande final será realizada em jogo único, em sede definida pela CBF, no dia 6 de dezembro, encerrando o calendário do futebol brasileiro em 2026.

As mudanças de vaga para este ano fazem parte do Novo Calendário do Futebol Brasileiro, anunciado pela CBF em outubro de 2025, com o objetivo de ampliar a participação dos clubes, fortalecer o futebol regional e democratizar o acesso às competições nacionais.

Os valores das cotas de participação ainda não foram divulgados pela CBF.

Em 2025, clubes sul-mato-grossenses como Operário e Dourados AC receberam cerca de R$ 830 mil apenas pela participação na primeira fase do torneio.