ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Esportes

Trabalhadores comemoram Dia do Garçom com torneio de sinuca em Campo Grande

Gabriel Neris | 30/07/2012 19:04

Confraternização continua na quarta-feira com torneio de futsal no ginásio do Sesc. No dia 6 de agosto acontece a tradicional Corrida da Bandeja

Gerson Pinheiro participa de torneio de sinuca que reuniu 30 trabalhadores (Foto: Gabriel Neris)
Gerson Pinheiro participa de torneio de sinuca que reuniu 30 trabalhadores (Foto: Gabriel Neris)

A tarde desta segunda-feira (30) foi dedicada para aqueles que passam horas da noite trabalhando. O dia do garçom é comemorado somente no dia 11 de agosto, mas o Sinthorems (Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Apart Hotéis, Moteis, Flats, Restaurantes, Bares, Lanchonetes e Similares de Campo Grande – MS) decidiu iniciar as confraternizações hoje com o torneio de sinuca na Balabuska Snooker Bar.

A brincadeira reuniu 30 trabalhadores no estabelecimento. Para o campeão da disputa, um netbook como prêmio. O segundo e o terceiro colocado também seriam premiados com um home theater e uma bicicleta, respectivamente.

Para o diretor financeiro da Sinthorems, José Antônio Prazeres, está é a única oportunidade de reunir no ano os garçons de Campo Grande. “Todos são trabalhadores registrados. Hoje é a festa do garçom, único dia que a maioria dos estabelecimentos não abre ou que pelo menos a demanda de clientes é menor”, conta.

Segundo Prazeres, já são 20 anos promovendo a confraternização da categoria. No início eram entre 150 e 200 pessoas se divertindo, hoje a expectativa é que pelo menos 2.000 pessoas estejam em todas as brincadeiras.

De acordo com Prazeres, atualmente o sindicato conta com 7.000 trabalhadores sindicalizados.

Entre os trabalhadores estava o paraguaio Davi Gamarra, de 27 anos de idade. O garçom mora em Campo Grande há 10 anos. Desde então sempre trabalhou na área quando decidiu deixar Ponta Porã.

“Foi meu primeiro emprego. Decidi vir com a família, fiz curso e estou aqui. Minha vida é aqui”, comenta o paraguaio, entre uma tacada e outra.

Gamarra conta que além de ser garçom também reserva tempo para a música. “Sou cantor e compositor. Fiz shows em Jardim, Bela Vista”, exalta.

Quando o torneio de sinuca começou o clima amistoso entre os garçons foi embora. A brincadeira ficou séria. Trios foram divididos para jogar e para manter a credibilidade da competição, fiscais foram escaldos para acompanhar de perto cada partida.

Tomando cerveja e conversando com os amigos de profissão estava Gerson Souza Pinheiro, de 35 anos. São dois anos e meio como garçom, tempo suficiente para ter certeza que ser motorista, sua antiga profissão, não faz mais parte dos planos.

“Aqui é muito gostoso, a gente aproveita, relaxa. É sempre bom um dia de festa, sempre participo, mas é só pela moagem mesmo”, diz o curitibano, que mora em Campo Grande há 15 anos.

As comemorações do dia do garçom continuam na próxima quarta-feira com o torneio de futsal no ginásio do Sesc. No dia 6 de agosto acontece a festa de confraternização e a tradicional Corrida da Bandeja.

Nos siga no Google Notícias