ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUINTA  09    CAMPO GRANDE 24º

Esportes

Tribunal tira pontos do Novo, mas não altera classificação do Estadual

A equipe de Sidrolândia foi punida com a perda de nove pontos e recebeu multa de R$ 1.000,00

Gabriel de Matos | 29/05/2023 16:40
Time do Novo perfilado para jogo no Estádio Sotero Zarate (Foto: Divulgação)
Time do Novo perfilado para jogo no Estádio Sotero Zarate (Foto: Divulgação)

O Novo Futebol Clube, de Sidrolândia, foi punido com a perda de nove pontos e multa de R$ 1.000,00 pela escalação irregular de dois atletas em duas partidas no Campeonato Sul-Mato-Grossense Série A de 2023. No entanto, a medida aplicada em primeira instância pelo TJD-MS (Tribunal de Justiça Desportiva de Mato Grosso do Sul) vale para a segunda fase (quartas de final) da competição.

Com isso, a tabela da primeira fase, que definiu os classificados para as quartas de final e os rebaixados, permanece inalterada. A decisão foi publicada no dia 24 de maio e o prazo para recorrer ao Tribunal Pleno (segunda instância) vence nesta segunda-feira (29).

O principal interessado na punição do Novo era o Operário Caarapoense. O clube de Caarapó estava no grupo B da competição e foi rebaixado. Caso o time de Sidrolândia fosse punido na primeira fase, o rebaixado para a Série B de 2024 mudaria.

Infração - O Novo escalou irregularmente os atletas Lisandro Pires e Ferdinando Leda nos dois jogos das quartas de final da competição contra o Operário. O time venceu a ida por 2 a 0 no Estádio Sotero Zarate, em Sidrolândia, e perdeu por 4 a 1 no Estádio Jacques da Luz, em Campo Grande. A soma dos placares desclassificou o time.

A denúncia era de que os atletas tiveram a inscrição no sistema da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) fora do prazo previsto no regulamento do Estadual. A defesa do Novo chegou a argumentar que o Gestão WEB/CBF apresentou erro, mas as FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) informou que isso é impossível.

A punição máxima para esta situação, prevista no CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), é a perda de três pontos por partida jogada e mais o número máximo de pontos ganhos na vitória pelo regulamento. Como foram dois jogos e a vitória vale três, chega-se aos nove pontos.

O Acórdão publicado pelo TJD traz que a Procuradoria manifestou pela não alteração da tabela de jogos realizados. Vale destacar ainda que a Federação publicou documento homologando o resultado do Campeonato Sul-Mato-Grossense no último dia 2 de maio.

Jogo do Novo contra o Operário no Estádio Sotero Zarate (Foto: Divulgação)
Jogo do Novo contra o Operário no Estádio Sotero Zarate (Foto: Divulgação)

"Campeonato exótico" - Nas pontuações apresentadas no documento, chama a atenção a justificativa para a perda de pontos somente na segunda fase. "O campeonato estadual do presente ano é, no mínimo, exótico", disse o auditor do TJD-MS, Fernando da Silva.

O regulamento previa que os times de melhor campanha geral decidiam os confrontos mata-mata sempre em casa e com vantagem de empate. Porém, não é possível verificar no site da Federação a pontuação somada das campanhas. A cada fase, os pontos eram zerados.

"O regulamento cita claramente pontos ganhos, percebe-se então, que o campeonato é por pontos, e não disputa de mata-mata, porém, mesmo sendo de pontos, é separado por fases", explica Fernando.

Essa situação também foi argumentada pelo Novo para evitar a punição na primeira fase. Isso porque as escalações aconteceram na segunda fase. Assim, esportivamente, não houve alteração no campeonato, pois o Novo foi eliminado na fase em questão.

Nos siga no Google Notícias