A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 20 de Outubro de 2017


  • Jogo Aberto
  • Jogo Aberto

    jogoaberto@campograndenews.com.br


07/01/2013 06:00

À espera de Bernal

Que o prefeito eleito vai precisar melhorar sua relação com a Câmara de Vereadores, onde por enquanto só acumula derrotas, todo mundo sabe. Mas a julgar pela demora em se reunir com os vereadores de oposição, apesar do pedido feito inclusive via ofício, não vai ser tão fácil assim mudar o quadro.

Sem resposta
Eleito presidente da Câmara em vitória por 11 votos contra a candidata de Bernal, Rose Modesto (PSDB), o vereador Mário César (PMDB), bem que tentou. Primeiro em várias ligações telefônicas, sem resultado, depois em ofício protocolocado na Prefeitura logo que o prefeito assumiu. Até agora, a única resposta do Chefe do Executivo, dada a jornalistas e não aos vereadores, é que vai marcar um encontro.


Escolhido para ser o líder do prefeito na Câmara, o petista Marcos Alex, vê com olhos positivos o futuro da relação de Bernal com o Legislativo, apesar do começo tumultuado. Alex - que não foi reeleito, mas, como suplente, ficará com a vaga de Thaís Helena - diz acreditar que os colegas não vão “jogar contra”.

Mais para frente
Sobre uma das preocupações de início de mandato de Bernal, o fato de ter autonomia para suplementar em apenas 5% o Orçamento Municipal, de R$ 2,7 bilhões, Marcos Alex diz acreditar a situação poderá ser revertida na Câmara, quando necessário.

Poder petista
Durante os eventos de quem participado, o prefeito Alcides Bernal faz questão de falar da força de seu partido em Brasília. Por aqui, no entanto, as decisões mais recentes mostram que quem está com tudo na administração dele é o PT. O partido que sempre quis a Prefeitura da Capital chegou ao poder graças à vitória do PP.

Motivos 1
Basta ver que Semy Ferraz é o homem forte, titular da secretaria que gerencia um alto volume de recursos com obras, Thaís Helena ficou uma secretaria de forte apelo popular, assim como a área da habitação está sob o comando de um homem ligado ao partido, o arquiteto Amilton Amilton Candido de Oliveira, anunciado para o comando da Emha (Agência Municipal de Habitação).

Motivos 2
A definição de Marcos Alex como líder do Executivo na Câmara também é mais um exemplo da força do PT no governo do progressista. Entre os novatos eleitos pelo PP, Derly dos Reis de Oliveira, o Cazuza, e Waldecy Batista Nunes, o Chocolate, o prefeito ficou com o petista que já conhece os meandros do Legislativo.

Escolados, na prisão
As penitenciárias de Mato Grosso do Sul têm, conforme dados do Ministério da Justiça, 71 pessoas com nível superior cumprindo pena. Elas fazem parte de um universo de 12 mil detentos. 

Pós-graduados
Há, ainda, um grupo minúsculo de presos que foram além do ensino superior. São seis pessoas que estão atrás das grades mesmo tendo conseguido chegar a fases do ensino que poucos brasileiros alcançam, caso das especializações e mestrados.

Elas
No "seleto" grupo de presos com pós-graduação, percebe-se que as conclusões recentes das estatísticas, de que as mulheres avançam mais no ensino, também se verificam nos presídios. Apesar de no universo geral haver menos mulheres presas do que homens, dos seis que passaram do nível superior de ensino, cinco são mulheres.

 

 

 

 

 

Temer oscilou sobre decisão de vir para agenda em MS
Às pressas – A vinda do presidente Michel Temer para Mato Grosso do Sul neste sábado foi confirmada em cima da hora. A coluna apurou que tudo indicav...
Detran de MS avalia adesão a parcelar multa no cartão
Ainda não sabemos – O Detran de Mato Grosso do Sul avalia se vai fazer convênios que permitam parcelamento de multas no cartão de crédito. A autoriza...
Delcídio foi "fantasma" em sessão que manteve Aécio
Lembrado – O ex-senador e ex-petista Delcídio do Amaral está longe do Senado desde maio de 2016, quando foi cassado, mas nesta terça-feira foi bastan...
"Nem a pau", diz Correa sobre desistir de ação contra JBS
Negativo - “Nem a pau”. Essa foi a reação do presidente da CPI da JBS, Paulo Correa (PR), à cogitação de retirar a ação contra a empresa, para preser...



hepa! este Bernal é mesmo um indeciso, vai levar a prefeitura ao BURACO
 
ely monteiro em 07/01/2013 06:08:39
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions