ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, SEXTA  05    CAMPO GRANDE 21º

Jogo Aberto

Após dias difíceis, delegado-geral recebe conforto de Dom Dimas

Por Jhefferson Gamarra, Gabriel Neris e Anahi Zurutuza | 05/12/2025 06:00
Após dias difíceis, delegado-geral recebe conforto de Dom Dimas
Lupérsio Degerone Lúcio recebeu o Arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, acompanhado da delegada Maria de Lourdes Souza Cano (Foto: Divulgação)

Forte na fé – Depois de dias difíceis, marcados pelo escândalo de desvio de mercadorias contrabandeadas por um policial do Garras, a elite da segurança local, a fé bateu à porta do delegado-geral da Polícia Civil, Lupérsio Degerone Lúcio. Ele recebeu a visita do arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa. Claro que foi só uma coincidência. O encontro institucional ocorreu após a Polícia Civil participar, em setembro, do Jubileu das Forças Armadas e Segurança Pública. "Agradecemos a Dom Dimas por trazer a palavra de fé e conforto a todos os nossos servidores", disse Lupérsio.

Arquivado – Sobre o fato de não investigar o envolvimento de mais membros do Garras, o promotor Douglas Oldegardo Cavalheiro dos Santos, coordenador do Gacep, justificou que a atuação do Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial, do MPMS, ocorre quando há violação de direitos humanos por parte de policiais ou quando há demora excessiva nas investigações. "Neste caso, vamos acompanhar a apuração da Polícia Federal e da Corregedoria da Polícia Civil."

Workaholic – Ao convidar a equipe do governo estadual para a cerimônia que oficializou o leilão do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul na Bolsa de Valores de São Paulo, o governador Eduardo Riedel (PP) brincou, dizendo que "explora" seus colaboradores além das tradicionais oito horas diárias, para que todos apresentem bons projetos e resultados em suas áreas.

Sem mamata – “Desde o início do mandato, sempre falei: ‘quem acha que vai vir trabalhar conosco no serviço público para trabalhar 8 horas está muito enganado’. Às vezes, sou acusado de exploração de trabalho, mas não acredito em resultados sem muito trabalho e dedicação”, disse o governador, parabenizando a equipe pela construção do projeto da PPP do Hospital Regional, que despertou o interesse de cinco grupos.

Empolgado – O presidente da Federação Estadual de Futebol, Estevão Petrallás, retornou da Europa animado após chefiar a delegação feminina em jogos amistosos. Ele afirmou que Samir Xaud, presidente da CBF, está apostando na descentralização. Para ele, isso pode beneficiar estados periféricos como Mato Grosso do Sul. “Cabe a nós, dirigentes, estimular nossos clubes a investir no futebol feminino, para que deixemos de ter quatro ou cinco clubes e passemos a ter dez ou doze equipes. Assim, o nível sobe e novas atletas surgem.”

The flash – Os deputados estaduais firmaram um acordo de líderes para acelerar a tramitação do Projeto de Lei enviado pelo TCE-MS e garantir sua aprovação antes do recesso parlamentar. Foi estabelecido um calendário em regime de urgência, condensando etapas como designação de relatoria, pareceres, discussões e votações entre os dias 10 e 17 de dezembro. A proposta, que cria 19 novos cargos, é justificada pelo órgão como necessária devido ao aumento da complexidade das atribuições de controle externo.

Medalha de ouro – Na quarta-feira, a Câmara Municipal de Campo Grande homenageou os destaques do esporte da cidade com a entrega da "Medalha Legislativa Professora Rose Rocha", nome da esposa falecida do ex-vereador João Rocha. Pioneira da Ginástica Artística, ela também foi reverenciada com a medalha entregue à sua filha, Natalia Rocha, em homenagem à sua trajetória.

Dureza – O evento reconheceu atletas e técnicos que se destacaram em competições nacionais e internacionais. O paratleta Yeltsin Jacques, medalhista de ouro nos Jogos Paralímpicos, representou os homenageados e lembrou que, apesar de ser o sul-mato-grossense que mais se destacou no esporte, ainda é difícil viver do esporte paralímpico.

Seriema – Também houve homenagem nesta semana para a Expedição de Educação Ambiental no Pantanal, vencedora do 1º lugar no Troféu Seriema em Goiás, na categoria Sociedade Sustentável. O projeto, que já completou 10 edições, promove educação ambiental nas comunidades ribeirinhas do Pantanal.

Quase meio milhão – O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento de R$ 451,7 milhões para a Suzano S.A., que utilizará o recurso para modernizar e revitalizar suas unidades industriais, além de aumentar a capacidade de armazenamento. Entre as unidades contempladas pelo financiamento, destaca-se a de Três Lagoas (MS), além de outras localizadas em Aracruz (ES), Limeira (SP), Mogi das Cruzes (SP) e Mucuri (BA).