ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Jogo Aberto

Até vereador ficou devendo IPTU em Campo Grande

Ângela Kempfer | 06/02/2017 06:00

IPTU - Mesmo com salário de R$ 15 mil ao mês, durante o tempo que era vereador, Vanderlei Matos, o Vanderlei Cabeludo (PMDB), não conseguiu pagar o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Ao ser indagado pela reportagem do Campo Grande News, sobre sua visita ao paço municipal, Cabeludo disse que estava negociando o imposto pois a dívida ficou grande.

“Bons tempos” - Com a volta ao trabalho na Câmara Municipal nos próximos dias, a expectativa é que os tempos agora sejam de harmonia, ao contrário do arranca rabo costumeiro da gestão Alcides Bernal. O prefeito Marquinhos Trad (PSD) diz que os vereadores terão de aprovar os bons projetos e não precisarão se preocupar com as propostas “nocivas”, porque essas não serão enviadas.

Ajustes - Marquinhos e os vereadores ainda devem se reunir antes da Câmara Municipal voltar à ativa no dia 15 de fevereiro. O prefeito diz que só está aguardando o presidente da casa de leis, vereador João Rocha (PSDB), marcar o encontro.

Já pode estudar - Agora é pra valer: a Fapec (Fundação de Apoio à Cultura e Ensino) vai mesmo aplicar o concurso da Câmara Municipal, que deve acontecer no meio do ano. Detalhe: o último certame foi realizado em 2004 e, na ocasião, absolutamente ninguém que trabalhava na casa de leis foi aprovado. Ao ser questionado sobre a ausência de licitação, um dos assessores da Casa respondeu: "a Assembleia (Legislativa) também fez isso".

Antiga Câmara - Com a renovação de 18 vereadores na Câmara Municipal de Campo Grande, quem precisa falar com os antigos basta ir à Prefeitura de Campo Grande. Na sede do Executivo Municipal nesta sexta-feira foi possível encontrar os vereadores não eleitos Carla Stephanini (PMDB), Ademar Vieira Junior, o Coringa (PSD), que já foram nomeados pelo prefeito, além do ex-vereadores Edson Shimabukuro e Vanderlei Cabeludo (PMDB).

Tenso - Enquanto o Governo do Estado promete cortes de comissionados e extinção de pastas, já tem gente se antecipando e pulando fora do barco. É o caso da diretora-geral da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Andréa Freire, que informou em seu Facebook seu desligamento da gestão pública. Ela também era secretária-adjunta de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação de MS.

Política - Procurada pela reportagem, Andréa Freire limitou-se a dizer que já havia "cumprido sua missão" e que a decisão é pessoal. Agora, diz que retornará às funções de antes, como produtora teatral. Em relação à pasta que deixa, aponta que houve avanços mas que existem projetos que precisam ser revistos. "A experiência obtida na gestão pública só fortalece meu modo de fazer cultura e primorá-la", finalizou.

Tchau - Em seu post, Andréa agradece e se despede do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), do seu ex-chefe e secretário de Cultura, Athayde Nery e, ainda, do secretário de Governo, Eduardo Ridel. Procurado durante o fim de semana para comentar o desligamento, Ridel não quis adiantar as duas secretarias que devem ser extintas com a reforma administrativa do Estado.

Nem esquentou a cadeira - O ex-vereador e ex-vice-prefeito Albino Mendes ficou só um mês na presidência da Fundação de Saúde de Dourados. Ele foi exonerado do cargo pela prefeita Délia Razuk (PR). Companheiro de partido e um dos principais coordenadores da campanha da prefeita, Albino deve ser nomeado nos próximos dias para atuar diretamente no gabinete de Délia. O substituto dele na Funsaud ainda não foi definido.

Um sonho - Enquanto o campo-grandense tem feito malabarismo para não cair nos buracos das ruas da Capital, quem circula pelo estacionamento do Tribunal de Contas, no Parque dos Poderes, não tem com o que se preocupar quando o assunto é asfalto. A área de 12 mil metros foi completamente recapeada nos últimos dias. Segundo a assessoria de imprensa do Tribunal, "a obra é de manutenção do espaço que abriga 800 veículos todos os dias e assim como qualquer área, precisa de reparos". Custos sobre a obra não foram divulgados.

*Colaboraram Alberto Dias, Luana Rodrigues, Mayara Bueno e Hélio de Freitas.

 

Nos siga no Google Notícias