Cabelo, barba e cara feia: os nomes dos vereadores em Libras
Meu nome em sinais - No Dia do Surdo, a Câmara Municipal de Campo Grande publicou nas redes sociais um vídeo super "fofo", com cada um dos 29 vereadores mostrando os sinais em Libras que os identificam. A intérprete Helga Pereira explica que esses “nomes de batismo visuais", são definidos exclusivamente por pessoas surdas a partir de características físicas, comportamentais ou profissionais, facilitando a identificação durante as transmissões das sessões. Tem parlamentar que marca principal é o cabelo, outro a barba, o sorriso ou a cara carrancuda.
Na onda do eleitor jovem - Sempre por dentro das trends, a deputada federal Camila Jara (PT) postou um conteúdo com o título “coisas que [in]felizmente amo”. A lista tem tópicos que misturam pautas políticas e questões pessoais, como taxar super-ricos, roupas de treino e homem.
Gosto de homem - Ela colocou “homem” na lista de preferências, para não deixar dúvidas no ar. Semanas atrás, ao postar fotos de uma viagem à Europa com uma amiga de infância, os seguidores lotaram os comentários questionando se as duas eram namoradas. Teve gente até que escreveu “sempre desconfiei, sejam felizes, casal lindo”.
Perícia VIP - A Polícia Científica de Mato Grosso do Sul confirmou ontem a identidade do piloto Marcelo Pereira de Barros, segunda vítima do avião que caiu em Aquidauana, liberando em tempo recorde o corpo para o funeral. Pena que a mesma agilidade não se aplica a todos as vítimas de acidente no Estado.
É do Fantástico? - Há três meses, um idoso carbonizado em acidente de trânsito, também de Aquidauana, segue à espera de identificação no IMOL. A diferença desta vez é que a queda de aeronave que matou quatro, entre eles dois cinegrafistas e um arquiteto, repercutiu nacionalmente e vai até "sair no Fantástico" deste domingo.
Passaporte já - O deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB) apresentou indicação para que o Aeroporto de Porto Murtinho seja designado como apto ao tráfego aéreo internacional. O pedido foi encaminhado ao governador Eduardo Riedel (PP), ao ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e ao diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil, Tiago Chagas Faierstein, além de autoridades estaduais e federais.
Na Rota Bioceânica - A solicitação atende a demanda da prefeitura, da Câmara de Vereadores de Porto Murtinho, que veem no reconhecimento do aeroporto como internacional um passo estratégico diante da proximidade da inauguração da ponte da Rota Bioceânica sobre o Rio Paraguai. Segundo Corrêa, a transformação do aeroporto em internacional dará ao Estado um papel ainda mais relevante na integração com países da América do Sul e na conexão comercial com a Ásia.
De busão - Já a deputada estadual Gleice Jane (PT) pensa mesmo em quem depende de busão para fazer turismo. Ela apresentou indicação para que o Governo do Estado crie um programa integrado de transporte intermunicipal turístico, conectando Campo Grande às principais cidades do Estado conhecidas por suas atrações naturais e culturais, com linhas regulares e acessíveis a partir da rodoviária da Capital.
Turismo cultural - A ideia é ter rotas para destinos como Corumbá, Rio Verde, Bonito, Bodoquena, Jardim, Bela Vista e Ponta Porã. O modelo inclui a adoção de cartões eletrônicos recarregáveis, pagos por diferentes meios, como crédito, débito ou Pix. Segundo a parlamentar, a iniciativa pode fortalecer o turismo regional, gerar empregos e renda, além de consolidar Mato Grosso do Sul como referência nacional em ecoturismo e turismo cultural, valorizando suas riquezas naturais e integrando as cidades do Estado.
Pano pra manga - A publicação do edital para contratação de professores temporários da Rede Municipal de Ensino gerou revolta entre profissionais da educação por não garantir benefícios como o adicional de 10% para mestres e especialistas e deve continuar dando problema para a prefeitura. Por isso, já tem alternativa apresentada na Câmara. O vereador Landmark Rios (PT) não perdeu tempo e, na oposição, defendeu um novo edital