ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Jogo Aberto

Câmara volta da folga com apenas um projeto na pauta

Fernanda Palheta e Leonardo Rocha | 25/02/2020 06:00
Vereadores durante sessão na Câmara: trabalho será retomado sem muita coisa em pauta. (Foto: Arquivo)
Vereadores durante sessão na Câmara: trabalho será retomado sem muita coisa em pauta. (Foto: Arquivo)

Devagar- O  ditado popular de que tudo começa a funcionar depois do Carnaval não vale para a Câmara Municipal de Campo Grande. Só há um projeto pautado para a sessão da próxima quinta-feira, apesar de 239 vetos à LOA (Lei Orçamentária Anual), de três projetos do Executivo pedindo autorização para empréstimo e abertura de crédito e o novo projeto de regulamentação dos motoristas de aplicativos estarem aguardando apreciação.

Segunda discussão - O único tema a ser debatido na a primeira sessão depois da folga de Carnaval é a segunda discussão e votação o projeto de lei 9.563. A proposta institui o programa municipal de conscientização e combate à violência contra crianças e adolescentes.

Nacionalistas - Nas primeiras três semanas de atividade legislativa do ano, os vereadores aprovaram 15 projetos em seis sessões. Entre eles, estão a inclusão do dia de “Corpus Christi” no calendário oficial de eventos do Município, hasteamento da bandeira de Campo Grande, do Brasil e entoação do Hino Nacional e do hino do município nas escolas de 1º Grau.

Paradeira - Sem a procura dos anos anteriores, os deputados devem definir as comissões depois do Carnaval, no entanto as disputas internas que ocorreram em pastas como da saúde e segurança, perderam a força neste ano. O motivo é o calendário eleitoral, que vai ocupar muito tempo dos parlamentares e por isso eles não querem ficar presos nos grupos de trabalho.

Deus no comando - O deputado Evander Vendramini (PP) apresentou projeto criando o "Dia da Assembleia de Deus", que será comemorado na data de 15 de novembro e ainda passará a constar no Calendário Oficial do Estado. "O avanço da Igreja em consonância com o desejo de compartilhar as boas novas espalhou pelo Brasil um crescente número de novos missionários, formados aqui e vindos de várias partes do mundo", argumentou o parlamentar.

Mandato amaldiçoado - Mato Grosso do Sul entrou na lista de 1 em cada 5 governadores eleitos entre 2010 e 2014 que acabaram presos durante operações policiais como a Lava Jato. Na relação feita pelo jornal Folha de São Paulo, nosso “representante” é André Puccinelli, alvo da Lama Asfáltica.

Crime virtual- Ao completar um ano sem avanços, o sul-mato-grossense Fábio Trad (PSD) começou a coletar assinatura dos colegas para urgência na votação do projeto que criminaliza a prática de “stalking”. Trata-se de perseguição a pessoas usando o ambiente da internet.

Como seria ? O projeto  classificando como crime o assédio de forma reiterada, invadindo, limitando, ou perturbando a esfera de liberdade ou privacidade, de modo a infundir medo de morte, de lesão física ou a causar sofrimento emocional substancial.

Despedida - A morte do assessor especial do governo de Mato Grosso do Sul Dirceu Lanzarini, ex-prefeito por três vezes de Amambai, entristeceu, obviamente, quem convivia com ele na administração estadual. O vice-governador e secretário Murilho Zauith usou o Facebook para pedir orações.

Homenagem - Carlos Alberto Assis, também assessor especial, publicou que Lanzarini foi "um grande parceiro, um irmão". Na postagem elogiou a educação do ex-prefeito. "Era um apaixonado pela vida". 

Nos siga no Google Notícias