ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Jogo Aberto

Clientes estão livres de greve dos bancos este ano

Marta Ferreira | 26/09/2017 06:00

Folga da greve - Os clientes de bancos em Mato Grosso do Sul já se habituaram: setembro e outubro é tempo de greve. Este ano, porém, tudo indica que o consumidor não pagará pelo desacordo entre patrões e empregados. Isso porque o acordo coletivo fechado ano passado entre a categoria e os banqueiros vale até ano que vem, prevendo reajustes automáticos acrescidos de 1% de ganho real no biênio.

Preocupação - O Sindicato dos Bancários no Estado informa, porém, que representantes da categoria a nível nacional estão discutindo com a federação dos bancos medidas para evitar que a categoria seja afetada pelas mudanças na reforma trabalhista, que passa a valer em novembro. O medo é que os trabalhadores sejam afetados por mudanças em jornadas e o risco de demissão em massa.

Sem bike – O acidente que o vereador Eduardo Romero sofreu na quinta-feira passada, indo para a Câmara de Vereadores de bicicleta, vai render dois meses de braço engessado. Ele teve duas fraturas, no punho e cotovelos do braço esquerdo.

Vou voltar – Romero não vai deixar a magrela de lado. Diz que assim que se recuperar, voltará a usar o veículo como transporte. Apesar da fratura no braço, afirma que estará nas sessões normalmente, a partir de hoje.

Espero que ... – O procurador-chefe do MPMS, Paulo César Passos, participou ontem, em Brasília, da posse do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Púnlico), presidido pela recém-empossada procuradora-geral do MPF, Raquel Dodge. Passos revelou expectativa positiva com a atuação da substituta de Rodrigo Janot.

MP mais plural – O chefe do Ministério Público Estadual avalia que Dodge vai possibilitar um melhor entendimento entre os poderes e instituições, “sem prejudicar, no entanto, as investigações da Lava Jato”. Na visão do procurador de MS, há várias outras áreas que merecem atenção.

Minorias – Passos vê como exemplo as demandas referentes às minorias , citando especificamente LGBT, índios e deficientes. Também cita as questões de interesses coletivos, como infância e juventude, meio ambiente e consumidor.

Importância – Para ele, o combate à corrupção é importante, mas outros assuntos não podem ficar de lado. Embora Passos não o diga abertamente, a leitura de muitos no Ministério Público é que o foco do MPF, com Rodrigo Janot, estava exageradamente centrado na vitrine que é a Lava Jato.

Serviços em alta – Com todos os holofotes voltados à agropecuária, os outros setores ficam ofuscados. Mas, mesmo na penumbra, o segmento de serviços contabiliza números expressivos em meio à crise econômica. Estudo recente do banco Santander, com projeções do PIB, mostra que a riqueza produzida pelo setor de serviços em Mato Grosso do Sul pode crescer 1,5% neste ano.

Bem no ranking – O resultado esperado para MS não é bom apenas considerando a realidade regional. O crescimento para o setor de serviços projetado é o maior entre todos os estados brasileiros, de acordo com o estudo apresentado pelo banco.

(Com Osvaldo Junior e Ricardo Campos Jr.)

Nos siga no Google Notícias