ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 30º

Jogo Aberto

Finanças da Capital são como roteiro do "abril despedaçado"

Leonardo Rocha, Gabriel Neris e Tainá Jara | 05/05/2020 06:00
Rodrigo Santoro em cena de "Abril Despedaçado", filme usado como comparativo da situação das finanças em Campo Grande. (Foto: Reprodução internet)
Rodrigo Santoro em cena de "Abril Despedaçado", filme usado como comparativo da situação das finanças em Campo Grande. (Foto: Reprodução internet)

Filme? - O secretário municipal de Finanças, Pedro Pedrossian Neto, se referiu à queda de arrecadação do município no mês passado, como "abril despedaçado", tamanho o rombo nas finanças públicas devido ao coronavírus. Ele ressaltou que os números deixaram todos da prefeitura apreensivos.

Vingança - A alusão é ao filme "Abril Despedaçado", de Walter Salles, rodado em 2001, com Rodrigo Santoro como protagonista. Ele interpreta Tonho, que não consegue enxergar a luz que há no fim do túnel diante do dilema de vingar a morte do irmão e ser perseguido pelo resto da vida.

Mal acostumados - Pedrossian também ressaltou que na sua avaliação, os gestores públicos estão vivendo a pior crise financeira desde 1929, em função da pandemia. "É a prior crise do capitalismo desde esta época, por isso precisamos repensar o presente, estávamos vindo de três anos com êxito.

Incerto - O presidente da Comissão de Orçamento, o vereador Eduardo Romero (Rede), reconheceu que a instabilidade financeira no momento, traz muitas "incertezas" para a economia da cidade e do Brasil neste ano, por isso o projeto da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentária) para 2021 pode não retratar a realidade e sofrer mudanças nas projeções.

Vazou - O superintendente do Procon Estadual, Marcelo Salomão, jogou a bomba e saiu de fininho. Ontem, no mesmo dia em que o órgão prometeu começar a notificar escolas que não dão descontos nas mensalidades, ele entrou de férias.

Não pode ! As críticas a protestos antidemocráticos ganharam espaço na posse do procurador-geral de Justiça de Mato Grosso do Sul, Alexandre Magno. “Temos consciência dos limites do discurso e flerte com autoritarismo. Eles não passarão, não vencerão as regras fundamentais da ordem e do direito”, disse Mansour Elias Karmouche, presidente da OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil).

Não pode 2 0 O governador Reinaldo Azambuja (PSDB), também presente na posse, seguiu o raciocínio. “Nunca em qualquer outro tempo, nossas instituições foram tão desafiadas como agora”, disse.

"Não é bem isso" – Citado na coluna desta segunda-feira (4),  o servidor público Maurio Maroka, que promoveu torneio de futevôlei no feriado, negou que tenha “dado de ombros” ao isolamento social durante a pandemia. Garantiu que se baseou em decreto prevendo atividades dentro de normas estabelecidas.

Controle -O município de Nova Andradina, distante 301 quilômetros de Campo Grande, está conseguindo "segurar" a contaminação pelo novo coronavírus mesmo depois de ter casos confirmados da doença. Depois de chegar a ser o terceiro em casos da covid-19 em Mato Grosso do Sul, a cidade está com os 11 pacientes diagnosticados com a doença recuperados e não registra novos casos desde o dia 16 de abril, portanto, quase 20 dias.

Mapeamento - Os pacientes infectados são todos profissionais da saúde ou familiares ligados diretamente a essas pessoas, que contraíram a doença de paciente que esteve internado no município e acabou falecendo. Foi o primeiro óbito de covid-19 em Mato Grosso do Sul. Desde então, não houve registro de novos casos.




Nos siga no Google Notícias