ACOMPANHE-NOS    
AGOSTO, SEGUNDA  08    CAMPO GRANDE 20º

Jogo Aberto

Lista traz 2,8 mil contratados por programa municipal

Por Ângela Kempfer, Jéssica Benitez e Caroline Maldonado | 02/08/2022 06:00
Trabalhador na porta da Funsat olha para cartaz que mostra fim de vagas no Proinc. (Foto: Arquivo)
Trabalhador na porta da Funsat olha para cartaz que mostra fim de vagas no Proinc. (Foto: Arquivo)

Nomes do Proinc - Lista de supostos contratados por meio do Proinc (Programa de Inclusão Profissional) começou a circular ontem (1º), contendo 2.856 nomes de pessoas que estariam recebendo da Prefeitura de Campo Grande para serviços de limpeza. A relação, divulgada pelo blog do jornalista Dante Filho exibe, inclusive, nome de uma das jovens que acusa o ex-prefeito Marquinhos Trad (PSD) de assédio sexual.

Nem sim, nem não - A prefeitura não confirmou a veracidade da lista, mas também não negou. Há meses é cobrado do município o repasse oficial dos dados, o que gerou até pedido judicial do vereador André Luis Soares (Rede).

Anos ganhando - Caso seja real, o número de beneficiados é superior ao que a lei permite em contratações pelo programa, que deveria se limitar ao máximo de 9% do quadro de funcionários da prefeitura, o que, considerando ativos e inativos, não poderia ultrapassar 2,4 mil pessoas. Também há muitas pessoas na lista que já ultrapassaram os dois anos de contrato.

É fake? - Segundo o parlamentar, a “lista é fake”, porque só mostra funcionários contratados em um setor da prefeitura, o de limpeza. Ele também destaca que a relação apresentada é de maio deste ano, período posterior ao pedido judicial feito por ele, o que garantiu tempo para o município “limpar” as irregularidades.

Anúncio – Ocorre nesta terça-feira (2) o anúncio do nome que vai compor chapa com a senadora e candidata a presidente da República, Simone Tebet (MDB-MS). O evento está marcado para as 11h, no diretório estadual do PSDB em São Paulo.

Mistério – Até agora nenhum nome foi confirmado, mas, sabe-se que a preferência é que seja uma chapa 100% feminina, tanto que o nome da senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) é o mais cotado. Estarão presentes os presidentes nacionais do MDB, PSDB e Cidadania: Baleia Rossi, Bruno Araújo e Roberto Freire, respectivamente. Também está confirmada a presença do senador tucano, Tasso Jereissati, nome que foi dado como certo como vice nas primeiras semanas de pré-campanha.

De olho em MS - Empresas de setores diversos estão de olho nas possibilidades que Mato Grosso do Sul proporcionará com a construção da ponte da Rota Bioceânica, em Porto Murtinho, a 439 quilômetros da Capital. Eles querem saber tudo sobre a “nova realidade”, segundo o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que se reuniu com empresários em São Paulo (SP), no fim de semana.

Reuniões - O governador não deu detalhes, mas revelou que os empresários interessados em investir no Estado são dos setores de celulose, sucroenergia, geradores de energia elétrica e, principalmente, solar, além de empresas do ramo de proteína animal. Azambuja esteve também com o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB).

Paz - O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fux, abriu os trabalhos do semestre na Corte falando de eleições. Disse esperar que os candidatos respeitem seus adversários durante a campanha, até outubro. “O Supremo Tribunal Federal anseia que todos os candidatos aos diversos cargos eletivos respeitem seus adversários, que, efetivamente, não são seus inimigos, confiando na civilidade dos debates e, principalmente, na paz que nos permita encerra o ciclo de 2022 sem incidentes".

Comemorativo - Em alusão aos 200 anos da Independência do Brasil, que será comemorado no próximo dia 7 de setembro, os Correios lançaram, na manhã desta segunda-feira (1º), mais uma estampa de selo com o tema. A cerimônia, realizada em Brasília, também comemorou o Dia Nacional do Selo.

Nos siga no Google Notícias