ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 27º

Jogo Aberto

Moro deve levar chefe da PF em MS para Brasília

Marta Ferreira | 17/11/2018 07:00

Já vai - Tudo indica que a temporada do delegado da Polícia Federal Luciano Flores na chefia da superintendência da corporação em Mato Grosso do Sul não vai completar um ano. Ele é cotado para fazer parte da equipe do ministro da Justiça de Jair Bolsonaro, o agora ex-juiz Sérgio Moro.

Equipe – O antigo chefe Flores Maurício Valeixo, superitendente da PF no Paraná é cogitado para o comando da Polícia Federal. Ele e Moro atuam juntos, um na Justiça e outro na Polícia Federal, há pelo menos 10 anos e estreitaram relações durante a Operação Lava Jato.

Episódio famoso – O delegado Luciano Flores ficou célebre por ter tomado o depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a condução coercitiva sofrida pelo político do PT, no dia 4 de março de 2016.

Quem é – Gaúcho de Santa Maria, Luciano Flores tem 39 anos. Ele é formado em Direito, com especializações em Segurança Pública e Direito Penal e Processual Penal. Neste ano, estava cursando mestrado em Gestão Pública.

Temporada curta – Se os rumores forem confirmados, a chefia da PF em Mato Grosso do Sul vai mudar pela segunda vez em menos de um ano. O superintendente anterior, Ricardo Cubas, ficou no Estado dois anos e meio, período em que a Lama Asfáltica foi a investigação mais rumorosa.

Definições - Depois do feriadão, a disputa pela presidência da Assembleia deve ficar acirrada. Os tucanos, por exemplo, se reúnem para discutir o tema. Também é esperado que conversem com o governador sobre a situação, apesar de haver, conforme os próprios parlamentares, a liberdade para definirem a questão entre eles.

Dúvidas - Os deputados divergem sobre quando vai ser "batido o martelo" em relação à mesa diretora. Parte entende que até dezembro tudo estará resolvido, sem disputa e com consenso, como ocorreu nos pleitos anteriores. Outros acreditam que o nome escolhido só será confirmado em janeiro, durante o recesso.

Elemento novo - Um dos motivos para o pensamento de que o consenso será mais difícil dessa vez são os parlamentares de primeira viagem. São nove no ano que vem.  Com dois deputados, a bancada do PSL chega com o cacife da avalanche de votos do partido. O mais votado foi justamente o capitão Renan Contar, escolhido por 79 mil eleitores. O outro é o coronel Carlos Alberto David, que já ocupou uma cadeira na casa e teve 45 mil votos.

Composições - Outro tema em debate na Assembleia é a formação de vários blocos partidários no ano que vem, já que a única legenda com bancada forte será o PSDB, com cinco integrantes. O restante terá poucos representantes, tanto que o MDB vai contar com 3 deputados, e o PT, DEM, SD, PP, PSL ficarão com dois representantes.

Aglutinação – Assim como no Congresso Nacional, a segmentação maior vai exigir novas estratégias. Neste novo cenário, o caminho mais lógico é que partidos se juntem para ganhar espaço.

(Com Leonardo Rocha)

Nos siga no Google Notícias