ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Jogo Aberto

Pistoleiro que matou delegado tem pena reduzida

Marta Ferreira | 28/09/2019 07:00
José Moreira Freires, de azul, e Antônio Benites Cristaldo, de camisa verde, tiveram sentenças alteradas pelo Tribunal de Justiça pela morte de delegado, em 2013. (Foto: Arquivo)
José Moreira Freires, de azul, e Antônio Benites Cristaldo, de camisa verde, tiveram sentenças alteradas pelo Tribunal de Justiça pela morte de delegado, em 2013. (Foto: Arquivo)

Crime famoso - Pouco mais de um ano depois do julgamento, decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul impôs alterações no resultado do júri de dois homens acusados da execução do delegado de Polícia Civil aposentado Paulo Magalhães. Ele foi executado, aos 57 anos, no dia 25 de junho de 2013, no Jardim dos Estados, em Campo Grande, quando buscava a filha na escola.

Pena menor - Condenado a 18,6 anos de prisão por atirar e matar o delegado, o ex-guarda civil municipal José Moreira Freires, o Zezinho, 45 anos,  teve redução de pena para 15 anos. A defesa dele, a cargo do advogado Renê Siufi, queria anular o julgamento.

Novo júri - Para o segurança Antônio Benites Cristaldo, o Tony, de 42 anos a determinação é de que ele seja levado mais uma vez a julgamento, anulando o anterior.  O réu havia sido absolvido da acusação de funcionar como "escolta" do pistoleiro no crime.

Encaminhamento - As mudanças foram definidas pela 2ª Turma Criminal do TJ, em julgamento de recurso movido tanto pela defesa de Zezinho, a cargo do advogado Renê Siufi, quanto pelo procurador de Justiça Gerardo Eriberto de Morais, responsável pela acusação no segundo grau. Os desembargadores acataram parcialmente as apelações.

Sumido - José Moreira Freires foi uma das 23 pessoas que teve prisão decretada na Operação Omertà, realizada nesta sexta-feira para desmantelar o que é definido pela investigação como milícia voltada a assassinatos, chefiada pela família Name. Ele não foi localizado, segundo apurou a coluna.

Malas guardadas – O pecuarista Jodascil Gonçalves Lopes, investigado na Lama Asfáltica como possível “laranja” pela compra de uma propriedade rural –fato que nega, reiterando não ter virado fazendeiro “da noite para o dia”–, pediu em 14 de dezembro autorização para se mudar para São Paulo, onde cursaria o doutorado por dois anos, e para alugar o imóvel onde vive.

Meses depois – O juiz Bruno Teixeira, da 3ª Vara Federal de Campo Grande, informou que Jodascil não atendeu determinação de complementar provas do pleito, incluindo o cronograma dos estudos, histórico das disciplinas e matrícula do imóvel. Em despacho no dia 24 de setembro, ante o tempo passado, ele quis saber se o solicitante ainda tem interesse no caso. Em caso positivo, poderá apresentar os documentos que faltam.

Conta não fecha - O vereador Carlos Augusto Borges assume a presidência da Executiva Municipal do PSB no próximo domingo (29), na Câmara Municipal. A frente da legenda, o vereador focará nas eleições de 2020. Segundo ele, a prioridade é organizar a chapa de vereadores. "Hoje nós temos três vereadores e para eleger três vereadores tem que ter 45 mil votos no mínimo. Então, se montar uma chapa, eu tenho 4 mil votos, Júnior longo tem 5 mil e Chico tem mais 3 mil, ai dá 12 mil e a gente não elege nenhum, só um talvez".

Apostas do PSB - Para alcançar os 45 mil votos necessários para manter a bancada, o PSB está apostando em alguns nomes para a chapa de vereadores. "Já filiamos o pessoal do Sinpol (Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul), o ex-deputado Lauro Davi e o pessoal da ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação). Além de vários médicos que querem ser candidatos", relatou o novo presidente da executiva municipal do PSB.

Onde está? - O ex-deputado federal Elizeu Dionizio (PSB) está sumido até do próprio partido. Carlos Borges diz não ter ideia sobre aonde foi parar o companheiro de legenda. "Tem que pesquisar na internet para ver, mas eu acho que ele não saiu do partido não. Eu não falei mais com ele", disse.

Nos siga no Google Notícias