ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Jogo Aberto

Prefeitura tira 13 caminhões de lixo acumulado em lagoa

Anahi Zurutuza e Leonardo Rocha | 12/08/2020 06:00
Prefeitura de Três Lagoas tirou muito lixo de um dos lagos que dão nome à cidade (Foto: Prefeitura de Três Lagoas/Divulgação)
Prefeitura de Três Lagoas tirou muito lixo de um dos lagos que dão nome à cidade (Foto: Prefeitura de Três Lagoas/Divulgação)

Muito lixo – Em 15 dias, equipes da Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio) de Três Lagoas fizeram a retirada 13 caminhões de lixo da Segunda Lagoa.

Assoreamento – Ainda conforme a prefeitura da cidade do interior, sem chuva desde maio, o nível da água baixou. Para evitar o assoreamento da lagoa, as equipes fizeram retirada do acúmulo de terra das margens e também ao redor das tubulações da bomba que manda água para a Lagoa Maior.

Mapa cancelado - A partir do dia 15, o mapa criado no sistema Sisgran, da prefeitura de Campo Grande, que mostra onde casos de coronavírus são registrados na Capital e serviu para observar o avanço da pandemia pelos bairros, não vai mais ser atualizado.

Cumpriu o papel - Segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), “a ferramenta cumpriu o seu papel num primeiro momento de evitar a contaminação no município e disseminar as informações para a população”.

Tudo vermelho - “Hoje toda a área urbana e partes da área rural encontram-se com casos confirmados”, continuou a nota da secretaria. Até ontem, o bairro Morada do Sol ainda era o único na cidade “livre” do novo vírus.

Guerra - Na semana em que o número de vítimas passou de 200 na cidade, o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, repetiu a comparação da pandemia da covid-19 com uma guerra. "Estamos fazendo todo esforço para ampliação de leitos e redução de mortes".

Nem na Itália - O secretário também comparou as condições da estrutura de saúde da Capital com a da Itália. Segundo ele, lá até estudantes de Medicina foram para linha de frente porque faltou profissionais e nem todos pacientes tiveram acesso a leitos de UTI. "Diferente do que ocorre aqui".

Quem morre mais - José Mauro ponderou que os idosos são aqueles que menos se contaminam com a doença em Campo Grande, no entanto são os que morrem mais em função da covid-19. Por isso, ele reforçou que a faixa etária de 20 a 49 anos precisa se cuidar mais em relação ao vírus. "São os que mais se contaminam, por isso precisam evitar o tereré, narguilé e aglomeração".

Parceiros, mas... - O titular da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) fez questão de elogiar a parceria do município com o governo estadual, e a boa relação com o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, na ampliação de leitos e ajuda no combate ao vírus. Entretanto destacou que a prefeitura não deixará de questionar os critérios do programa "Prosseguir".

Roda de tereré – Na onda dos eventos on-line, a Secretaria Municipal de Educação de Corumbá em parceria com a Fundação Vale e o Instituto Tear, realiza na tarde de hoje o “Roda de Tereré” on-line para professores da rede municipal. A videoconferência será promovida por meio do aplicativo Zoom.

Nos siga no Google Notícias