ACOMPANHE-NOS    
SETEMBRO, DOMINGO  27    CAMPO GRANDE 29º

Jogo Aberto

Prefeitura tira 13 caminhões de lixo acumulado em lagoa

Por Anahi Zurutuza e Leonardo Rocha | 12/08/2020 06:00
Prefeitura de Três Lagoas tirou muito lixo de um dos lagos que dão nome à cidade (Foto: Prefeitura de Três Lagoas/Divulgação)
Prefeitura de Três Lagoas tirou muito lixo de um dos lagos que dão nome à cidade (Foto: Prefeitura de Três Lagoas/Divulgação)

Muito lixo – Em 15 dias, equipes da Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio) de Três Lagoas fizeram a retirada 13 caminhões de lixo da Segunda Lagoa.

Assoreamento – Ainda conforme a prefeitura da cidade do interior, sem chuva desde maio, o nível da água baixou. Para evitar o assoreamento da lagoa, as equipes fizeram retirada do acúmulo de terra das margens e também ao redor das tubulações da bomba que manda água para a Lagoa Maior.

Mapa cancelado - A partir do dia 15, o mapa criado no sistema Sisgran, da prefeitura de Campo Grande, que mostra onde casos de coronavírus são registrados na Capital e serviu para observar o avanço da pandemia pelos bairros, não vai mais ser atualizado.

Cumpriu o papel - Segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), “a ferramenta cumpriu o seu papel num primeiro momento de evitar a contaminação no município e disseminar as informações para a população”.

Tudo vermelho - “Hoje toda a área urbana e partes da área rural encontram-se com casos confirmados”, continuou a nota da secretaria. Até ontem, o bairro Morada do Sol ainda era o único na cidade “livre” do novo vírus.

Guerra - Na semana em que o número de vítimas passou de 200 na cidade, o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, repetiu a comparação da pandemia da covid-19 com uma guerra. "Estamos fazendo todo esforço para ampliação de leitos e redução de mortes".

Nem na Itália - O secretário também comparou as condições da estrutura de saúde da Capital com a da Itália. Segundo ele, lá até estudantes de Medicina foram para linha de frente porque faltou profissionais e nem todos pacientes tiveram acesso a leitos de UTI. "Diferente do que ocorre aqui".

Quem morre mais - José Mauro ponderou que os idosos são aqueles que menos se contaminam com a doença em Campo Grande, no entanto são os que morrem mais em função da covid-19. Por isso, ele reforçou que a faixa etária de 20 a 49 anos precisa se cuidar mais em relação ao vírus. "São os que mais se contaminam, por isso precisam evitar o tereré, narguilé e aglomeração".

Parceiros, mas... - O titular da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) fez questão de elogiar a parceria do município com o governo estadual, e a boa relação com o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, na ampliação de leitos e ajuda no combate ao vírus. Entretanto destacou que a prefeitura não deixará de questionar os critérios do programa "Prosseguir".

Roda de tereré – Na onda dos eventos on-line, a Secretaria Municipal de Educação de Corumbá em parceria com a Fundação Vale e o Instituto Tear, realiza na tarde de hoje o “Roda de Tereré” on-line para professores da rede municipal. A videoconferência será promovida por meio do aplicativo Zoom.

Regras de comentário