ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Jogo Aberto

Que caso de execução está mais perto de ser fechado?

Marta Ferreira | 02/01/2020 06:00
Marcel Colombo, o "Playboy da Mansão", durante a audiência de custódia, que aconteceu no dia 22 de dezembro de 2017, quando foi preso em operação da Polícia Federal (Foto: André Bittar/Arquivo)
Marcel Colombo, o "Playboy da Mansão", durante a audiência de custódia, que aconteceu no dia 22 de dezembro de 2017, quando foi preso em operação da Polícia Federal (Foto: André Bittar/Arquivo)

A próxima vítima - A força-tarefa criada pela Polícia Civil de Mato Grosso do Sul para investigar quatro execuções de características semelhantes em Campo Grande entra 2020 com três casos para elucidar, já que o episódio mais recente, a morte por engano do estudante Matheus Coutinho Xavier, 20 anos, ocorrida em abril de 2019, teve a fase de investigação policial encerrada em dezembro e sete já são réus pelo crime. Entre eles, estão os empresários Jamil Name e Jamilzinho, acusados de chefiarem milícia armada responsável pelo crime. O grupo, formado por cinco delegados, mantém silêncio sobre as apurações.

Melhor não - As autoridades policiais não falam, por exemplo, sobre qual dos inquéritos em aberto está mais perto de ser concluído. O comportamento tem a ver com a proteção das investigações, mas também com procedimento de segurança de quem está envolvido nelas. Informação, neste caso, é considerada munição, tanto para o bem quanto para o mal.

Prazo – Os autos que correm na 2ª Vara do Tribunal do Júri sobre a morte de Marcel Hernandez Colombo, o “Playboy da Mansão”, vítima em 18 de outubro de 2018, aos 31 anos, estão entre os trabalhos da força-tarefa. Em decisão do dia 21 de outubro do ano passado, o juiz responsável, Aluízio Pereira dos Santos, arquivou o processo pelo prazo de 90 dias, aguardando novidades. Esse intervalo de tempo vence no fim deste mês.

Elemento importante – A apuração da coluna indica que esse inquérito não está tão próximo de ter solução. Uma das dificuldades é apontar com clareza quem puxou o gatilho da pistola calibre 9 mm usada para matar Marcel Colombo pelas costas. A motivação, conforme os detalhes tornados públicos, foi uma desavença da vítima, de pelo menos cinco anos atrás, com Jamilzinho. O empresário não teria esquecido a briga em uma boate na Avenida Afonso Pena, insistindo até ter a autorização do pai para contratar o crime de pistolagem.

E os outros? O esclarecimento de mais dois homicídios na conta do grupo de extermínio sob chefia dos Name é tarefa dos cinco delegados. São eles a execução de Orlando da Silva Fernandes, o “Bomba”, de 41 anos, em 26 de outubro do ano retrasado, e o assassinato do sargento reformado da Polícia Militar Ilson Martins Figueiredo, de 62 anos, em 11 de junho de 2018. Ilson era chefe de segurança da Assembleia Legislativa e sua morte foi a primeira da sequência de quatro, até o episódio que vitimou Matheus Coutinho Xavier. O jovem foi alvo de engano, pois a encomenda era de “eliminação” do pai, o capitão reformado Paulo Roberto Teixeira Xavier, também desafeto da família Name.

Hipotése - Pelo levantamento da coluna, existe ainda possibilidade de casos mais antigos "furarem a fila". É que além dos quatro que originaram a esquipe especial, há uma relação de outros 15 crimes sem solução em fase de pesquisa para decidir se tem relação com a organização criminosa alvo da Operação Omertà, como se suspeita. Isso vai depender, ainda, de serem identificadas provas capazes de reabrir os inquéritos.

Não vai dar - Embora o presidente do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), Paschoal Carmelo Leandro, tenha dito que vai ser possível, com dificuldades, aplicar a nova regra estabelecendo a figura do juiz de garantias, há uma corrente de magistrados do Estado para a qual é bem difícil cumprir o prazo estabelecido na lei, até o fim de janeiro. Para esse grupo, numeroso, será preciso no mímimo ampliar o prazo. O Supremo Tribunal Federal já avalia o tema.

Open, mas não muito - Festa de Réveillon realizada na virada para 2020 em Campo Grande, denonimada Virada Mágica, teve clientes suspresos com o "racionamento" de bebida. Apesar de parte ter pago até RF$ 200 por convite, para uma festa open bar, em determinado horário, só era liberada uma cerveja por pessoa, por exemplo.

Copão - Segundo informações de pessoas que participaram do evento, primeiro a bebida era servida à vontade. Depois, diante da fila, passaram a ser entregues latas de cerveja. Com a madrugada avançando, voltou a operar o sistema de encher copos, mas com limitação.

Nos siga no Google Notícias