ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Jogo Aberto

Repercussão de ação contra quadro divide deputados

Marta Ferreira | 20/09/2017 06:00

Quadro da discórdia - Quase uma semana depois, ainda rende nos bastidores da Assembleia a polêmica intervenção de deputados que foram à polícia contra a exposição “Cadafalso”, considerada por eles apologia à pedofilia. O ‘placar’ dos ouvidos pela coluna ficou empatado entre os que acham que valeu a pena todo o imblóglio e aqueles que consideraram exagero.

"Meus filhos não iriam"Mara Caseiro, do PSDB, está no time dos que defendem a iniciativa de ir à polícia, que apreendeu o quadro Pedofilia e só devolveu depois da promessa de que ninguém abaixo de 18 anos entraria na exposição. "Para mim era apologia ao sexo e os pais precisam saber onde seus filhos são levados e o que vão expor para eles".

Estratégia errada - Flávio Kayatt (PSDB) classificou a obra como um "absurdo", mas pontuou que a atuação dos colegas acabou aumentando a repercussão sobre a mostra de arte. "Deram mais atenção para a artista, que para mim não deveria sequer ter este espaço".

Desnecessário - Na turma que pensa diferente, Calmo Almi (PT), achou que houve "muita pirotecnia e uma polêmica desnecessária”. Para ele, há outras questões mais importantes para discutir. Já Amarildo Cruz (PT) disse que os colegas não entenderam a "mensagem da exposição", que era justamente criticar o comportamento que dava nome ao quadro apreendido, pedofilia. "Uma visão muita curta dos parlamentares, muita hipocrisia".

Liberdade de expressão - Renato Câmara, do (PMDB), argumentou que não deveria haver interferência da política em manifestações artísticas e que estava sendo retratado situações para provocar reflexão na sociedade. "A arte tem este olhar diferente e muitos artistas que foram criticados no seu tempo, tiveram o reconhecimento devido no futuro, por isso é preciso ter muito senso crítico na hora de avaliar".

Intenção alcançada – Responsáveis pela polêmica, Paulo Siufi (PMDB) e Herculano Borges (SD), que fizeram a denúncia à polícia junto com o deputado Coronel Davi, argumentaram que tudo foi para proteger as crianças do quadro e o objetivo foi alcançado. "Se tivessem colocado esta restrição desde o começo, teriam evitado toda esta situação", disse Borges.

Homenagem - Os deputados assinaram em conjunto uma moção de pesar pela morte do ex-procurador-geral de Justiça, Fadel Iunes. "Convivi com ele, era um home íntegro, com caráter ilibado. Onde estava chamava a atenção pela amabilidade, além de ser um homem humilde e um baita de um profissional. Quem trabalhou com ele aprendeu muito", disse Flávio Kayatt (PSDB), que foi o autor da homenagem.

Só autoriza - A Câmara Municipal aprovou projeto que cria uma biblioteca itinerante com o nome de Manoel de Barros, poeta que ultimamente tem sido bastante lembrado em virtude do impasse sobre a instalação de uma estátua em sua homenagem. A proposta não significa concretização do espaço de leitura, já que apenas autoriza a Prefeitura de Campo Grande a criar a biblioteca, não exige. Ou seja, vai da vontade e disponibilidade financeira do município querer concretizar a ideia.

Prestação de contas - O superintendente do Procon em Campo Grande esteve na Câmara Municipal ontem para expor dados do órgão de defesa do consumidor. Segundo ele, os processos aumentaram em 25% este ano, com pelo menos 26 mil procedimentos administrativos abertos.

Melhor com Procon – O superintendente observou aos vereadores que a cidade que tem o órgão costuma ter relação de consumo mais respeitosa. Mas em MS, a situação ainda precisa melhorar muito. De 79 cidades, segundo Salomão, apenas duas tem sede própria: Campo Grande e Aparecida do Taboado. Outras seis estão com projetos para criar espaço para defender consumidor nos processos de compras de bens e serviços.

(Com Leonardo Rocha e Mayara Bueno)

Nos siga no Google Notícias