Riedel agradece Lula, apesar de cada dia mais distante

Parceria - A assinatura do contrato para a construção de 249 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, realizada na manhã desta segunda-feira (14), evidenciou o viés mais progressista do governador Eduardo Riedel (PSDB), aspecto que foi fundamental em sua vitória nas eleições de 2022. Ao lado de lideranças do PT e representantes do Governo Federal, Riedel fez questão de compartilhar como construiu uma boa relação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Gratidão - "O presidente Lula já veio a Mato Grosso do Sul umas três vezes e nunca me perguntou de que partido eu era. Nós sempre discutimos o que precisava ser feito para melhorar a vida das pessoas. Gratidão ao Governo Federal", disse o governador tucano.
Guinada à direita - Apesar de sempre ressaltar a boa relação com o Partido dos Trabalhadores no Estado, que inclusive compõe a base do Governo, e a parceria com o Governo Federal, o tucano tem dado cada vez mais sinais da sua guinada à direita com a aproximação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Caminhada longa - Com a crise do PSDB, Riedel deve deixar o ninho tucano para disputar a reeleição em 2026. O destino do governador pode ser o PSD, do secretário de Governo de São Paulo, Gilberto Kassab, o PP, da senadora Tereza Cristina, ou o PL de Bolsonaro.
Tietando - Deputados e vereadores de Mato Grosso do Sul ajudaram a bater o recorde de público do show do cantor João Gomes no MS ao Vivo, que reuniu 50 mil pessoas no Parque das Nações Indígenas. Entre os fãs de carteirinha do vaqueiro estão os deputados federais Beto Pereira (PSDB), Geraldo Resende (PSDB), Camila Jara (PT) e o vereador de Campo Grande Jean Ferreira (PT). Além de curtir o forrozinho, os parlamentares conseguiram uma foto dos familiares com o pernambucano, que agrada desde a esquerda à direita.
Além mar - O TJMS pagou R$ 110 mil em auxílio para despesas de 11 magistrados que participam de doutorado em filosofia do direto em Gênova, na Itália. Os valores constam na relação de diárias liberadas em junho por diferentes motivos, como participação em cursos à substituição de colegas. Ao todo, as diárias somaram a magistrados somaram 329, 3 mil.
Vagas para elas - O Tribunal de Justiça de MS reservará vagas em seus contratos administrativos para mulheres indicadas pelo Programa Transformação, fará a mediação entre as empresas contratadas e as candidatas e fiscalizará o cumprimento dessas cotas. Cabe à Secretaria-Executiva da Mulher de Campo Grande mapear o perfil das atendidas na Casa da Mulher Brasileira e encaminhar as aptas às vagas disponibilizadas, enquanto a Secretaria de Estado da Cidadania identifica e envia mulheres com perfil adequado às empresas parceiras do Tribunal.
60 meses - Cada órgão arcará com as despesas por suas próprias dotações orçamentárias, sem transferência de recursos entre as partes. O termo de cooperação tem duração inicial de 60 meses, prorrogáveis, e pode ser estendido a outras instituições interessadas, ampliando a rede de apoio e fortalecendo a autonomia financeira dessas mulheres.
Fim do “randandan” - O deputado estadual Junior Mochi (MDB) solicitou à Superintendência da Polícia Rodoviária Federal a doação de duas motocicletas de alta cilindrada usadas, da frota recentemente substituída, para o município de Camapuã. Segundo o parlamentar, os veículos reforçarão as ações de fiscalização e controle do trânsito, diante do crescente número de condutores que utilizam motos com escapamentos adulterados, modificações de potência e práticas perigosas como empinar, promover rachas e trafegar em alta velocidade. As motocicletas permitirão maior agilidade em perseguições e abordagens da turma do “randandan”
Balanço - A CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) da Assembleia Legislativa apresentou o balanço do primeiro semestre de 2025, onde foram analisadas 174 matérias, incluindo 149 Projetos de Lei, 10 Projetos de Lei Complementar, 8 Projetos de Resolução e 7 Projetos de Decreto Legislativo. Ao todo, foram realizadas 22 reuniões (20 ordinárias e 2 extraordinárias), com 212 matérias distribuídas aos membros. Desses projetos, 109 receberam parecer favorável e 51 foram rejeitados.