ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, SEXTA  12    CAMPO GRANDE 24º

Jogo Aberto

Presidente da Alems cobra união contra "fera da política"

Por Fernanda Palheta e Mylena Fraiha | 12/12/2025 06:00
Presidente da Alems cobra união contra "fera da política"
Presidente da Assembleia Legislativo, Gerson Claro (Foto: Divulgação)

ra da política – De olho nas eleições de 2026, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gerson Claro (PP), tem se posicionado como um defensor da união da direita, uma aliança que ele acredita ser essencial para enfrentar o adversário político mais temido do momento: o presidente Lula. A preocupação aumentou com mais uma pré-candidatura, além do nomes de governadores já colocados,  a do senador Flávio Bolsonaro.

Arriscado – Claro não esconde sua preocupação com a fragmentação da direita no primeiro turno. “Eu acho isso muito perigoso, porque nós estamos lidando com um cara que é uma fera da política brasileira e já demonstrou isso no tanto de eleição que ganhou, que é o presidente Lula”. Para ele, quem pode agregar é o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Autocrítica – O presidente da Casa de Leis acredita que o nome que pode agregar é o do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Ele também aponta falhas no campo político. “O centro e a direita têm cometido muitos erros, e isso é claro no comportamento do Eduardo (Bolsonaro), com a questão das taxações e da soberania. Esse debate ficou muito ruim”, concluiu.

Em busca de sol – A meta de entregar o receptivo e o estacionamento da Assembleia Legislativa este ano foi por água abaixo. As chuvas de verão atrasaram o cronograma das obras. Segundo o presidente da Casa, é necessário pelo menos uma semana inteira de sol para concretar a área. A expectativa agora é que tudo fique pronto para a volta do ano legislativo em 2026.

Nova meta – Com a ordem de serviço assinada, as movimentações para a construção do novo plenário da Casa de Leis já começaram. Uma placa já indica o local da obra, a empresa vencedora da licitação está organizando o pátio, engenheiros foram designados e o local já está sendo cercado. “Minha expectativa é que a gente conclua 70% dela dentro do ano de 2026. Vamos acelerar para isso. Quero entregar quase pronto. Vai ser um marco dos 50 anos de Mato Grosso do Sul”, afirmou.

Presente – O pequeno puxão de orelha do deputado estadual Zé Teixeira (PSDB) ao líder do governo na Assembleia, deputado estadual Londres Machado (PP), surtiu efeito. O progressista marcou presença nas sessões da reta final do ano legislativo de 2025 e demonstrou que sua posição não é figurativa. Durante a votação do pacote de projetos do Executivo, Londres anunciou que agendou uma reunião para segunda-feira (15) com a diretoria da Sanesul para que os deputados possam tirar dúvidas sobre o texto que cria a Microrregião de Saneamento.

Megafone - O ex-deputado federal, Fábio Trad (PT), já vestiu a camisa do PT e está totalmente integrado a nova casa. O petista confirmou participação no ato contra a dosimetria aprovado pela Câmara dos Deputados e a não cassação da deputada federal Carla Zambelli (PL) neste domingo (14), em Campo Grande. Trad ainda contou que está preparando para o protesto e até comprou um megafone.

Santo de casa – O presidente da Câmara Municipal dos Vereadores, Epaminondas Neto, o Papy, promulgou o decreto legislativo que concede a “Medalha Destaques da Década de Reconhecimento – Juvêncio César da Fonseca” ao procurador Fernando Miceno Pinese, chefe de gabinete da Casa de Leis desde 2014. Pinese é servidor da Câmara desde junho de 2004.

Afagos – A proposta é do vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB), que também contou com Pinese na mesma função quando foi presidente da Câmara. A medalha é concedida a aqueles que contribuíram de forma “significativa para o desenvolvimento de Campo Grande e do Estado”.

Listinha - Na publicação de ontem do Diogrande, também constam entre os agraciados o vereador de Itiquira (MT), Franciano Gonçalves Meneses de Jesus, e a delegada Gabriela Stainel Pacetta, titular da Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista).