Deputado reage à ameaça com dica de surra para fazer sangrar
Saindo na mão - Na sessão de terça-feira na Assembleia Legislativa, o deputado Zeca do PT protagonizou um momento nada pacífico. Ao comentar as ameaças de morte recebidas pela colega Gleice Jane no fim de semana, ele subiu o tom e fez uma declaração que surpreendeu até quem já está acostumado aos embates do plenário. Exaltado, contou como reagiria se fosse alvo de intimidação direta: “Eu responderia assim: vou te dar uma surra e você vai voltar sangrando para a tua casa
Inferiorização - A deputada Lia Nogueira (PSDB) lembrou que a violência enfrentada por Gleice Jane é a mesma sofrida por uma delegada de Dourados neste ano, caso que deixa evidente a necessidade de o Parlamento reagir. “Essa violência, motivada pela posição social da delegada, que é mulher e negra, e por sua conquista em um espaço tradicionalmente masculino, demonstra a necessidade de abordar essas questões neste Parlamento”, disse.
Pena perpétua - Outro caso citado foi do 38º feminicídio do ano, de empresária assassinada na segunda-feira em Campo Grande. O deputado Rinaldo Modesto pediu pena perpétua para esse tipo de crime, já que nada resolve. "Isso proporcionalmente falando pelo número de habitantes no nosso estado, é muito grande", justificou sobre as 38 vítimas do ano.
Engasgado - Durante aprovação do projeto que torna obrigatórios os treinamentos de manobra para desengasgo, Rinaldo voltou a usar a tribuna, mas para falar da relevância e relatou que já perdeu um primo engasgado com carne. Segundo ele, depois disso, em um almoço com amigos, uma professora passou por uma situação de quase asfixia.
Taxinha nova - Em outra votação, o debate sobre a cobrança relacionada ao gás natural rendeu provocações. Ao questionar se o governo estaria “criando uma taxinha em cima do consumo do gás”, o deputado Zeca do PT provocou a base aliada e pediu explicações sobre a medida.
Farpas - A resposta veio em tom técnico. Segundo parlamentares governistas, não há criação de uma nova taxa, mas a equalização de valores já existentes para evitar cobranças diferentes entre serviços simples e mais complexos. Zeca voltou a ironizar, dizendo ficar “contente em ver governos neoliberais criando taxinhas para sobreviver”. Como resposta ouviu de colegas: "Aprendeu com o Haddad", citando ministro petista.
Madrugador - Recém-empossado no Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, Sérgio de Paula já começa a imprimir seu estilo próprio ao trabalho. Produtor rural, ele manteve no novo cargo o mesmo hábito que cultiva no campo: acordar cedo. Antes das 6h30, o conselheiro já está no gabinete, enquanto os corredores do TCE ainda despertam. O ritmo madrugador tem chamado atenção. Assessores e colaboradores, agora obrigados a ajustar o relógio, acompanham o compasso de quem está acostumado a começar a lida enquanto a cidade ainda abre os olhos.
Ritmo da roça - Nos bastidores, o comentário é de que Sérgio tem aproveitado cada minuto da nova função, mergulhando nos processos e se inteirando das rotinas da Casa. A postura de chegar tão cedo é discreta, mas revela compromisso, disciplina e aquela disposição típica de quem sempre viveu entre o nascer do sol e o trabalho duro. Entre cafés apressados e corredores silenciosos, o conselheiro vai ditando o tom: no gabinete, assim como na roça, o serviço começa cedo, e rende mais.
Oficializada – O Governo do estado publicou no Diário Oficial a mudança na Secretaria-Executiva de Meio Ambiente, integrante da Semadesc. Artur Falcette, que se tornou adjunto da pasta guarda-chuva, deixa o comando dos temas ambientais e para o lugar foi nomeada Ana Cristina Trevelin. Ele já tinha divulgado que haveria a substituição. Ana é servidora pública e foi secretária de Meio Ambiente de Bonito.
Posse – O deputado federal Beto Pereira (PSDB) toma posse nesta quarta-feira (10) como vice-presidente da região Centro-Oeste da FPPA (Frente Parlamentar Mista de Portos e Aeroportos). A Frente é uma entidade suprapartidária formada por deputados e senadores e tem como foco discutir gestão, infraestrutura, desenvolvimento sustentável e outros temas ligados ao setor de transportes.

