ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 27º

Jogo Aberto

Temer oscilou sobre decisão de vir para agenda em MS

Marta Ferreira | 20/10/2017 06:00

Às pressas – A vinda do presidente Michel Temer para Mato Grosso do Sul neste sábado foi confirmada em cima da hora. A coluna apurou que tudo indicava que o chefe do Executivo não participaria do evento para reafirmar compromissos de políticas públicas para o Pantanal.

Vem, gente! – Diante da decisão, o staff do Planalto fez uma correria para assegurar que o evento tivesse adesão de autoridades e de gente representativa do setor produtivo. A equipe precursora, por exemplo, só chegou ontem e isso normalmente costuma ocorrer com mais antecedência nas viagens presidenciais.

Sem previsão – Outra indicação é que, diferente da primeira vez em que a chamada Carta de Caiman foi assinada, com a presença do governador dos dois estados onde está o Pantanal, até ontem não havia previsão de vinda de Pedro Taques, do Mato Grosso.

Passeio – Em Bonito, é dada como certo que, na sequência do evento em Miranda, o deputado Carlos Marun, presença certíssima na comitiva do presidente Temer, levará convidados para a cidade turística. A previsão é que a “turma do Marun” faça flutuação no rio Sucuri.

Tentativa – A situação é tão grave que o presidente da Assembleia Legislativa, Junior Moch (PMDB), foi para São Paulo ontem tentar conversar com algum representante da JBS. O objetivo é buscar uma garantia de vinculação da manutenção dos empregos com o possível desbloqueio dos bens. A proposta, se confirmada, vai ser levada para o TJ (Tribunal de Justiça).

Jogada - Depois de dois protestos na semana dos funcionários da JBS na Assembleia, os deputados alegam que a intenção da empresa é jogar os funcionários contra os parlamentares. A intenção, afirmam, é forçar o desbloqueio de bens da empresa, no valor de R$ 730 milhões.

Trégua - O deputado Eduardo Rocha (PMDB) defendeu que os recursos sejam liberados para que a empresa retome as atividades, paralisadas em 7 unidades esta semana. Depois, argumenta, poderia ser feita a negociação do ressarcimento dos valores que deixaram de ser investidos pelo grupo em troca de incentivo fiscal.

Única saída - Paulo Correa, presidente da CPI, pensa diferente. Para ele, só o bloqueio é que a empresa pode sentar para negociar. Perder esse trunfo, avalia, é abrir mão.

Sem consenso - Os representantes dos sindicatos dos trabalhadores também divergem. Alguns entendem que uma liminar para retorno dos abates já seria uma opção, outros alegam que não adianta e defendem o desbloqueio dos bens, para que não haja mais desculpa para fechamento de unidades e perda de empregos.

Não deu – É comum que o prefeito Marquinhos Trad (PSD) chegue atrasado em agendas públicas. Nesta quinta-feira, ele frustrou quem o esperava. Embora anunciado pela assessoria, não foi ao bairro Santa Luzia, onde estão ocorrendo obras de pavimentação.

Nos siga no Google Notícias