ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Jogo Aberto

Terenos ganha 2ª chance após orçamento 64% maior

Ângela Kempfer e Humberto Marques | 29/07/2019 06:00
Terenos ia pagar bem mais com a locação e cessão de software de gestão pública. (Foto: Divulgação)
Terenos ia pagar bem mais com a locação e cessão de software de gestão pública. (Foto: Divulgação)

Valendo – O conselheiro Osmar Jeronymo, do Tribunal de Contas, suspendeu liminar que ele mesmo expediu em 7 de junho para barrar licitação da Prefeitura de Terenos voltada à locação e cessão de software de gestão pública. O custo é de R$ 30,4 mil – ou 64% acima do serviço prestado até 2018. Conforme o TCE, o prefeito Donizete Barraco (DEM) acatou os apontamentos para adequar o certame.

No mercado – Mato Grosso do Sul está no rol de 17 Estados que devem vender estatais, firmar parcerias público-privadas e conceder rodovias para enfrentar a crise fiscal. Reportagem da Folha de S. Paulo cita que a gestão de Reinaldo Azambuja (PSDB) incluiu a MS Gás, já confirmada, e a Sanesul (até então fora dos negócios) como possíveis ativos a serem negociados, assim como a MS-306, em Chapadão do Sul. Já os valores não foram citados.

Memorial - Para comemorar os 40 anos da OAB/MS, em agosto, haverá até a instalação de "memorial" com homenagem a todos que contribuíram para a criação da entidade. O presidente da Ordem, Mansour Karmouche, fez questão de lembrar do primeiro presidente da entidade no Estado, o ex-governador Wilson Barbosa Martins. "Era um grande cidadão e democrata, que sempre foi referência na defesa da classe e do Estado democrático de Direito", citou ele.

Que seja mais doce - O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul tem criado bons projetos de combate à violência doméstica. Depois de parcerias com salões de beleza para potencializar as denúncias, agora firmou parceria com o SENAC e o Ministério Público do Trabalho para ensinar confeitaria básica à mulheres vítimas de agressão, presas e egressas do sistema prisional.

Na rota - No próximo mês, o Governo do Estado abre debate sobre integração com os países vizinhos. Está programada a 8ª Reunião do Grupo de Trabalho do Corredor Bioceânico Rodoviário, envolvendo representantes do Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. O encontro ocorre nos dias 21 e 22 de agosto no Hotel Deville. 

Dedo no ponto - Durante as "férias" dos vereadores, quem é simples mortal na Câmara Municipal de Campo Grande já passou a usar ponto eletrônico. Mas durante um mês será apenas fase de testes. Vale lembrar que os 29 parlamentares da casa estão liberados dessa obrigação.

Caro - O Índice Nacional de Custo da Construção subiu 0,91% em julho. Parece pouco, mas tem aumentado e já acumula 3,95% em 12 meses. A maior alta de preços foi observada no custo da mão de obra. O outro lado é que o índice de Confiança da Construção, também medido pela Fundação Getúlio Vargas, subiu 2,6 pontos percentuais em julho. 

Pra cima - Outro índice que vai pesar cada vez mais, de acordo com as pesquisas é o valor de serviços, que ficaram 0,20% mais caros no mês, puxados principalmente pelos aluguéis. E a coisa só piora na economia. A taxa de juros do cheque especial subiu 1,3 ponto percentual em junho, comparada a maio, e chegou a 322,2% ao ano. 

40 anos no judô - O presidente da Câmara de Vereadores, João Rocha, completa 40 anos de criação da sua academia de judô, fundada em 1979. A festa será com torneio nos dias 9 e 10 de agosto, a 10ª edição do Torneio Rocha, com mais de mil atletas.

Protesto - Moradores dos residenciais Castelo de Luxemburgo, Castelo de Mônaco e Castelo de San Marino passaram o fim de semana fazendo convocações via Whatsapp para manifestação nesta segunda-feira. Os condomínios ficam perto da rotatória da Coca-Cola e a reivindicação é por melhorias na estrutura e trânsito da região.

Nos siga no Google Notícias