UFMS sobe para 16º entre as brasileiras de ranking mundial
Top 16 – A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) manteve presença no ranking internacional da THE (Times Higher Education) pelo nono ano consecutivo, subindo da 20ª para a 16ª posição entre as 59 universidades brasileiras avaliadas na edição de 2026. No cenário global, a instituição aparece na faixa 1501+ entre 2.191 universidades de diversos países.
Avanço – A diretora de Avaliação Institucional em exercício, Beatriz Corso, destaca que o desempenho mostra avanços nos indicadores de ensino e pesquisa, com crescimento de 248 e 273 posições, respectivamente. A classificação considera critérios como reputação acadêmica, proporção de docentes doutores, impacto de citações, transferência de conhecimento e cooperação internacional.
Herói – O prefeito de Dourados, Marçal Filho (PSDB), passou pelo Hospital Universitário do município ao lado de super-heróis para distribuir brinquedos para as crianças que estão internadas. “Foi uma manhã divertida, leve e cheia de emoção”, descreveu.
Inovação – Sete projetos do Ministério Público de Mato Grosso do Sul foram selecionados para integrar o Banco de Boas Práticas 2025 da Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público). As iniciativas estão entre as 34 aprovadas de um total de 83 avaliadas pelo comitê técnico do órgão.
Com certificado – As propostas sul-mato-grossenses envolvem o uso de tecnologia, inteligência artificial e ações de proteção social, com destaque para o combate à violência doméstica, fraudes digitais e crimes organizados. Os projetos escolhidos receberão certificação oficial e serão divulgados no site do CNMP.
Homenagem – A Câmara Municipal de Campo Grande aprovou a criação da Medalha Legislativa Mestre Goinha, proposta pelo vereador Jean Ferreira (PT). A homenagem será concedida àqueles que contribuíram para o fortalecimento do Carnaval. A festa movimentou cerca de R$ 25 milhões neste ano. A medalha leva o nome do sambista Gregório Corrêa, o Mestre Goinha, fundador da primeira escola de samba de Campo Grande, a Acadêmicos do Samba, criada em 1962. Goinha morreu em 2010, aos 78 anos.
Protagonismo sustentável – Mato Grosso do Sul será um dos destaques do Remote Immersion 2025, encontro internacional que acontece de 20 a 23 de outubro, na Chapada dos Veadeiros (GO), com foco em turismo sustentável e experiências imersivas. O evento, promovido pela Remote Latin America, reúne operadores, agências, fornecedores e destinos reconhecidos pela autenticidade e pela conexão com a natureza.
Destaque – Esta será a terceira participação do Estado no encontro. “Vamos em posição de destaque, como um dos principais destinos apoiadores, com rodadas de negócios e presença do trade sul-mato-grossense. É uma oportunidade rica de fortalecer laços e apresentar o que temos de mais autêntico”, afirmou Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul.
Renegociação – A Associação Comercial e Industrial de Campo Grande abriu as inscrições para empresas que desejam participar da Campanha Nome Limpo 2025, que acontece de 3 de novembro a 12 de dezembro. A ação busca facilitar a renegociação de dívidas e fortalecer a recuperação de crédito no Estado.
Cifras altas – As conciliações serão realizadas principalmente por videoconferência, com apoio de conciliadores do Tribunal de Justiça. Entre as participantes confirmadas está a Energisa, que oferecerá atendimento presencial de 8 a 12 de dezembro. Em 2024, a campanha movimentou cerca de R$ 2,4 milhões em acordos.