ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Jogo Aberto

Vai ter "SPC" do IPTU ainda este ano

Ângela Kempfer e Marta Ferreira | 26/07/2019 06:00

Negativados – Com estudos iniciados em janeiro, ainda não foi colocada em prática a intenção da prefeitura de Campo Grande de mandar para os serviços de restrição de crédito contribuintes em dívida com o IPTU. Mas não vai passar deste ano, segundo apurou a coluna.

Um terço – A estimativa da Prefeitura é que são mais de 130 mil contribuintes em risco de parar na chamada “lista suja” de caloteiros. No início do ano, contrato de R$ 596 mil foi firmado com a Associação Comercial e Industrial de Campo Grande para atualizar o cadastro de telefone dos contribuintes. O objetivo é, primeiro, usar a cobrança via telemarketing, para depois passar à fase mais “agressiva”, por assim dizer.

Bons meninos - O diretor-presidente da Fundtur (Fundação Estadual de Turismo), Bruno Wedling, garante que as rotas turísticas de Mato Grosso do Sul têm boa avaliação dos turistas estrangeiros. Ele destaca que o sul-mato-grossenses foram considerados os mais "hospitaleiros" do Brasil. "Temos que sempre melhorar e capacitar mais, porém estamos no rumo certo".

BIP alto - Bruno também lembra que o turismo no Estados precisa ser encarado como uma fonte de economia e não apenas de lazer. "Quem vem para se divertir são os turistas, já os empresários querem lucrar e melhorar a renda, aumentando a economia do Estado". Ele entende que o setor precisa ser encarado com um dos pilares da economia. "O turismo representa 10% do PIB (Produto Interno Bruto) do mundo".

Casa de ferreiro - A discussão veio à tona durante evento na Fundtur ontem (25). O superintendente do Sebrae-MS, Cláudio Mendonça, citou que muitas pessoas que moram no Estado sequer conhecem os principais pontos turísticos do Mato Grosso do Sul. "Nós temos um dos principais eventos de pesca do País, que é em Três Lagoas, mas pouca gente sabe e divulga o evento", reclamou.

Novo Elias - Depois de reforma, a pista de caminhada da Praça Esportiva Elias Gadia foi reaberta na quinta (25) e agora a prefeitura prepara projeto para recuperar arquibancadas, quadras poliesportivas, campo de futebol, banheiros, gradil das quadras e playground. A última intervenção do tipo no lugar ocorreu em 2007.

Perseguidos - A ADUFMS aproveitou encontro da SBPC em Campo Grande e distribuiu carta pública, denunciando "a grave situação de docentes que se tornaram alvo de ações diversas que resultaram em processos administrativos, exonerações, assédio moral e, principalmente, em adoecimento". Segundo a entidade que representa os professores da UFMS, são "elevados os números de licenças para tratamento de saúde em tempos em que as opiniões políticas e a liberdade de cátedra são cerceadas".

Protesto - Lideranças indígenas se manifestaram contra a nomeação do delegado da Polícia Federal, Marcelo Augusto Xavier, à presidência da Funai (Fundação Nacional do Índio), durante debate na Reunião Anual da SBPC, que ocorre em Campo Grande. A guarani-kaiowá Clara Barbosa de Almeida disse que os povos nativos não foram consultados sobre a escolha. “É mais um ruralista. Mas, como presidente, ele vai ter que nos ouvir”.

Direcionado - Já o terena Lindomar Ferreira relacionou a indicação do delegado às tentativas do presidente Jair Bolsonaro em repassar a responsabilidade pelo de demarcação de terras indígenas ao Ministério da Agricultura. O líder ainda acusou o novo presidente da Funai de assessorar deputados ruralistas quando ocupava cargo de ouvidor do fundação.

Receita do gás - O governo federal publicou ontem (25) decreto criando o Comitê de Monitoramento da Abertura do Mercado de Gás Natural. Agora começa oficialmente a valer o acompanhamento sobre a implementação das ações necessárias à abertura do mercado de gás natural no Brasil.

 

Nos siga no Google Notícias