ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, QUINTA  02    CAMPO GRANDE 19º

Jogo Aberto

Zico lembra que 1ª viagem a MS não foi nada gloriosa

Por Ângela Kempfer | 02/10/2025 06:00
Zico lembra que 1ª viagem a MS não foi nada gloriosa
Zico durante palestra ocorrida na noite de quarta (1º), em Campo Grande. (Foto: Paulo Francis)

Passou perrengue - Durante a palestra ocorrida na quarta (1º), em Campo Grande, o ídolo flamenguista Zico relembrou os perrengues que passou na primeira passagem por Mato Grosso do Sul, ainda adolescente, para disputar torneio juvenil em Corumbá. “Quando eu tinha 17 anos, fiz 24 horas de ônibus e mais 12 de trem. Joguei? Nada. Fiquei no banco o tempo todo e voltei pra casa com 72 horas de viagem, só pra treinar chute”, brincou o futebolista.

Jantar petista - O ministro da Educação, Camilo Santana, participou na noite de terça-feira (30) de um jantar em Campo Grande com os amigos petista, oferecido pelo deputado estadual Pedro Kemp e pela esposa Nancineide Silva. O encontro reuniu lideranças do PT após a passagem do ministro por Dourados e pela Capital, onde tratou de obras do governo federal. Além de comentar o "evento" nas redes socias, o deputado estadual Zeca do PT usou a tribuna da Assembleia Legislativa para fala da recepção "aprazível".

Sambinha - Também na noite de terça-feira (30), após evento no teatro Glauce Rocha, na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Camilo Santana aproveitou para curtir o ensaio da bateria interatléticas, que estava se preparando para uma festa universitária. O ministro fez questão de ouvir o samba, cumprimentar e tirar fotos com os universitários, e ainda finalizou a noite experimentando uma sopa paraguaia, antes de seguir para o jantar de Pedro Kemp.

Um tamanho a menos - Na quarta, em visita à Escola Estadual Lúcia Martins Coelho, o ministro da Educação e o governador Eduardo Riedel (PP) literalmente “vestiram a camisa” da rede estadual ao colocarem o uniforme azul por cima das camisas sociais. Bem-humorado, Riedel brincou que ficou “com medo de a camiseta não entrar”e, realmente, não coube muito bem. Dias desses, a esposa Mônica Riedel já tinha puxado a orelha do marido, dizendo que ele anda cabulando os treinos.

“Ver com o coração” – Riedel elogiou Camilo, ao destacar sua disposição em percorrer escolas e universidades pelo País, guiado pela filosofia de que “os olhos têm que ver para orientar o coração”. “Ele almoça muitas vezes, seja na universidade, seja na escola, está presente, percebendo o ambiente. Isso é fundamental para a política pública que ele faz em Brasília”, comentou o governador. Em sua passagem por MS, Camilo jogou até ping-pong em Dourados.

Fofoca de bastidores - A senadora Soraya Thronicke (Podemos) voltou a falar sobre sua participação nos debates presidenciais de 2022. Disse nas redes que um dia ainda vai revelar os “offs” mais pesados daquela campanha. Admitiu que evita rever o período por conta da violência política de gênero que sofreu, mas garante ter “provas irrefutáveis”. Mesmo assim, confessa que às vezes se diverte com os flashbacks e agradeceu ao perfil Choquei pelo carinho.

Vale a pena ver de novo - Há três anos, a então candidata à Presidência protagonizou um dos momentos mais engraçados do debate da TV Globo. Em confronto direto com Padre Kelmon (PTB), ao falar sobre as vítimas da covid-19, a sul-mato-grossense disparou: “O senhor não tem medo de ir para o inferno, não?”. O bate-boca ganhou repercussão nacional, rendeu memes nas redes sociais e terminou com Soraya chamando o adversário de “padre de festa junina”.

Já é Natal - O Ministério Público de Mato Grosso do Sul mostra que é bem adiantado quando o assunto é organizar a própria folga. Já definiu o calendário do chamado “feriado forense”: entre 20 de dezembro de 2025 e 6 de janeiro de 2026, o expediente será reduzido, funcionando apenas das 9h às 12h. Além disso, nos dias 24 e 31 de dezembro não haverá atendimento ao público, salvo se o membro plantonista considerar necessário. Os servidores escalados para o plantão terão direito a compensação de horas, conforme prevê resolução interna.

Veto total - A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), vetou integralmente o Projeto de Lei que criava o Programa Permanente de Manejo Ético Populacional de Cães e Gatos. A proposta previa castrações gratuitas mensais de 2% da população animal, mas a prefeitura alegou inviabilidade financeira: seriam 69 mil castrações por ano, contra apenas R$ 500 mil previstos no orçamento de 2026, frente a uma necessidade superior a R$ 8 milhões.

Alagados - A Agems (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul) criou um Comitê de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais Urbanas, com a missão de acompanhar e propor soluções técnicas para os serviços de drenagem nos municípios do Estado. O grupo terá caráter orientativo na tentativa de encontrar soluções para alagamentos que vão integrar os planos municipais de saneamento básico e de drenagem urbana.

Dia do fogo - O governador Eduardo Riedel sancionou a lei que inclui a Campanha Fogo Zero no Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso do Sul. Realizada anualmente em maio, a ação tem como objetivo reforçar a cultura de prevenção aos incêndios florestais, com atividades educativas, cursos de capacitação em combate ao fogo e outras medidas voltadas à proteção das áreas de floresta no Estado.