Cidade dos casarões, Corumbá terá seminário para discutir patrimônio histórico
Corumbá vai receber em 28 e 29 de agosto, esta quinta e sexta-feira, o Seminário de Patrimônio Cultural de Mato Grosso do Sul e visitas guiadas a lugares históricos pela cidade de casarões que nasceu às margens do Rio Paraguai e é uma das mais antigas do Estado. Toda a programação é gratuita e as inscrições podem ser feitas neste formulário.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Corumbá sedia seminário sobre patrimônio histórico. O evento, que acontece nos dias 28 e 29 de agosto, discutirá a valorização e preservação do patrimônio cultural sul-mato-grossense. Especialistas abordarão temas como ocupação urbana, mudanças climáticas e turismo. Visitas guiadas a locais históricos, como a Casa Portuguesa e o Museu de História do Pantanal, estão inclusas na programação. A iniciativa, promovida pelo Iphan/MS e CAU/MS, com apoio da Fundação de Desenvolvimento Urbano e Histórico de Corumbá, busca conscientizar a população sobre a importância da preservação do patrimônio. O seminário integra a 1ª Jornada Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e oferecerá atividades gratuitas. A programação completa está disponível para consulta.
Especialistas vão debater valorização, preservação e conscientização sobre o patrimônio cultural e histórico e os seguintes temas: ocupação urbana, mudanças climáticas, oferta turística e patrimônio imaterial.
- Leia Também
- Programação de Jornada do Patrimônio terá projeto sobre cultura afro em MS
- Com oficinas e tereré literário, Capital recebe 1ª Jornada do Patrimônio
O roteiro das visitas guiadas inclui o Casario do Porto, a Casa Portuguesa, o Museu de História do Pantanal, o Museu do Homem Pantaneiro, a Igreja Matriz, a Praça da República, a Casa de Memória Dr. Gabi e a Casa Izulina Xavier.
O evento faz parte da programação da 1ª Jornada Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, realizada pelo Iphan/MS (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e o CAU/MS (Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo). Em Corumbá, recebe apoio da Fundação de Desenvolvimento Urbano e Histórico.
A proposta é atrair a população para pensar junto cada tópico. “A aproximação com a comunidade local é a chave para promovermos a preservação do patrimônio histórico e cultural para que esses costumes sejam repassados de geração a geração. É isso que mantém a identidade e a memória coletiva da população”, diz a diretora-presidente da Fundação de Desenvolvimento Urbano e Histórico de Corumbá, Lauzie Xavier.
Para o superintendente do Iphan/MS, João Henrique Santos, “o encontro é uma oportunidade de ampliar o debate em relação ao uso do patrimônio cultural edificado, à manutenção e transmissão das festividades religiosas, como o Banho de São João, e ao patrimônio imaterial, como a capoeira e o choro”.
Confira a programação completa:
28/08/2025 (quinta-feira)
08h30 - Cerimônia de abertura/apresentação cultural
9h - "Patrimônio Cultural do Mato Grosso do Sul em perspectiva" - João Henrique dos
Santos/Iphan-MS
9h30 - "O contexto histórico e geográfico que define ocupação urbana no Estado de Mato Grosso do Sul" - Maria Margareth Escobar Ribas Lima/UFMS
10h10 - "O diálogo entre arquitetura bioclimática e patrimônio histórico: uma resposta às mudanças climáticas" - Camila Amaro de Souza/UFMS
10h40 - "A Interdisciplinariedade do Patrimônio imaterial" - Wanessa Pereira Rodrigues/Fund. Cultura de Corumbá
11h10 - Mesa de debate
14h - Circuito dos Museus e Prédios Históricos de Corumbá - Casa Portuguesa
14h30 - Circuito dos Museus e Prédios Históricos de Corumbá - Igreja Matriz e Praça República
15h - Circuito dos Museus e Prédios Históricos de Corumbá - Casario do Porto
15h30 - Circuito dos Museus e Prédios Históricos de Corumbá - Museu de História do
Pantanal (Muhpan)
16h - Circuito dos Museus e Prédios Históricos de Corumbá - Memorial Homem
Pantaneiro (IHP)
29/08/2025 (sexta-feira)
8h30 - “Patrimônio Arquitetônico de Corumbá-Arquitetura Moderna e Memória” - João Bosco Urt Delvizio/UFMS
9h -“Passeio na Avenida: do Significado ao Patrimônio na Afonso Pena, em Campo Grande/MS” - Victoria Mauricio Delvizio /UFMS
10h - “Patrimônio Cultural como oportunidade de diversificação da oferta turística no Pantanal” - Luiz Ricardo Julião Rocha/Fund. Turismo de Corumbá
10h30 - “Turismo e Patrimônio: abordagens interdisciplinares e campo de ação coletiva” - Thiago Allis/EACH-USP
11h - Mesa de debate
15h - Visita guiada - Casa de Memória Dr. Gabi
15h30 - Visita guiada - Casa Izulina Xavier
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.