A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 23 de Abril de 2019

06/04/2019 07:20

Com fogão à lenha, café moído na hora e madeira, casa rústica é sonho de casal

Thailla Torres
Rústica do chão ao teto, casa em Campo Grande é sonho realizado de um casal. (Foto: Marina Pacheco)Rústica do chão ao teto, casa em Campo Grande é sonho realizado de um casal. (Foto: Marina Pacheco)

Há 24 anos, o cabeleireiro e empresário Arcy Soares Aquino abriu a porteira de sua casa numa região distante do Centro. Depois de uma longa procura por um imóvel que tivesse espaço suficiente para a natureza, ele enfim encontrou uma casinha no Chácara das Mansões, com muitas árvores e um hectare para os cachorros brincarem à vontade.

Em 2000, Arcy casou com a veterinária Noemy de Aquino que também se apaixonou pelo lugar, diferente de qualquer cantinho no meio da cidade. Mas o lugar ainda não estava perfeito para o marido que tinha o sonho de reviver os detalhes da fazenda em que cresceu. Escolheu então, em 2012, encarar uma reforma que tornaria a casa um dos lugares mais rústicos da região.“Casarão Rezende Aquino” é a placa entalhada na porta da casa que nos leva pensar que o lugar é diferente. Palco de festas, reuniões em família e amigos, o lugar é a casa e o refúgio do casal que hoje administram um salão de beleza na 15 de Novembro.

Noemy sempre morou em fazenda e não abre mão da rusticidade.  (Foto: Marina Pacheco)Noemy sempre morou em fazenda e não abre mão da rusticidade. (Foto: Marina Pacheco)

Antes mesmo de entrar na casa já dá para notar que a rusticidade é a grande paixão, mas quanto mais se observa o lugar, mais “antigo” ele se torna, isso porque toda a decoração traz elementos do passado. A varanda dá uma amostra de como Arcy gosta de tudo relacionado à fazenda. Tambores de leite antigos formam mesas e cadeiras. Madeira de demolição cruas, sem nenhuma intervenção dão estrutura à casa.

Mas antes de entrar na área social, Noemy nos convida a descer um lance de escada. Degraus dão acesso à adega feita pelo próprio cabeleireiro. Lá dentro o clima muda, mais fresco, úmido e com o cheiro de terra muito presente. Estantes lotadas de vinho, sofás e até um poço fazem parte do ambiente. “Um dia ele chegou com essas estantes antigas, eu nem imaginava o que ele iria fazer. Foi quando ele decidiu ter uma adega”.

Apesar do bom estado em que a casa já se encontrava quando Arcy comprou o local, uma nova construção, toda em madeira, ainda foi necessária para adaptá-la ao seu estilo. O casal, por exemplo, sempre quis uma cozinha rustica, ampla e que se integrasse ao restante da casa, então a casa principal foi construída em dois enormes ambientes. UM abriga uma sala de estar e uma cozinha com fogão a lenha. Outro ambiente foi adaptada com uma nova cozinha rustica, churrasqueira, fornos e amplo espaço para receber os amigos. “De um lado é o cantinho mais reservado, com a mesa de sinuca, a televisão e os objetos preferido de Arcy. O outro canto é reservado para nossos eventos”, explica.

 

Sala de TV com mesa de sinuca.  (Foto: Marina Pacheco)Sala de TV com mesa de sinuca. (Foto: Marina Pacheco)
Detalhes da decoração.  (Foto: Marina Pacheco)Detalhes da decoração. (Foto: Marina Pacheco)
Máquina de escrever antiga.  (Foto: Marina Pacheco)Máquina de escrever antiga. (Foto: Marina Pacheco)

No frio ou calor, Noemy não abre mão de ascender o fogão à lenha. O café servido pela manhã é moído na hora em um moedor bem antigo, com anos de história. Os tons amadeirados e sóbrios estão por toda parte, mas é a decoração que faz você ficar horas observando cada objeto e pensando na história que cada um carrega.

Na estante da sala máquinas antigas, ferramentas da chácara, instrumentos musicais, chapéus, panelas de ferro e uma bíblia de anos. No teto rodas de carros de boi viraram lustres, os sofás trazem design de décadas e todo esse contexto faz pensar que o casal parou no tempo. “Muita gente pergunta, fica curiosa porque temos tudo tão rústico e antigo. A verdade é que somos apaixonados. Arcy cresceu em fazenda, vivendo o clima rústico dentro de casa e nunca perdeu isso. Eu também sempre fui criada em fazenda, comendo queijo e aproveitando da natureza em volta”, explica Noemy.

Diante desse contexto, é impossível não perceber a importância de cada madeira colocada pelo casal. A construção contou com mão de obra extra, mas, cada detalhe e madeira posicionada, foi ideia de Arcy. “Ele é o criativo. Apesar da profissão de cabeleireiro, ele se tornou o próprio decorador e arquiteto”.

Adega feito do Arcy.  (Foto: Marina Pacheco)Adega feito do Arcy. (Foto: Marina Pacheco)
Ainda na adega há espaço para descanso.  (Foto: Marina Pacheco)Ainda na adega há espaço para descanso. (Foto: Marina Pacheco)
Poço também virou decoração na adega.  (Foto: Marina Pacheco)Poço também virou decoração na adega. (Foto: Marina Pacheco)

Naturalmente o bem-estar se estende pelo quintal com os cachorros brincalhões e o gramado verdinho, receptivo para tomar um café. O lugar ainda conta com piscina, ofurô, tanque de pesca e muitas árvores frutíferas. Por isso, o casal decidiu alugar à casa para pequenos eventos ou reuniões de família. “É uma maneira de fazer as pessoas saírem da rotina, cruzarem com a natureza e as coisas simples. A vida anda tão agitada, que aqui se tornou o nosso principal descanso. Acho que todo esse clima rústico é o que renova”.

Neste domingo, o local irá oferecer um almoço e, quem tiver interesse de conhecer o espaço, bastante entrar em contato com Arcy e Noemy no telefone (67) 999843035

Na varanda, tambores de leite viraram mesas e bancos.  (Foto: Marina Pacheco)Na varanda, tambores de leite viraram mesas e bancos. (Foto: Marina Pacheco)
Café é moído na hora.  (Foto: Marina Pacheco)Café é moído na hora. (Foto: Marina Pacheco)
Fogão à lenha é indispensável.  (Foto: Marina Pacheco)Fogão à lenha é indispensável. (Foto: Marina Pacheco)


imagem transparente

Classificados


Copyright © 2019 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.