ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Arquitetura

Com leão até no nome, morador exibe "feras" na fachada e adora a cor e o brilho

Elverson Cardozo | 05/05/2014 07:00
Leodir e os Leões da própria casa. (Foto: Pedro Peralta)
Leodir e os Leões da própria casa. (Foto: Pedro Peralta)

O Lado B abre espaço, a partir de hoje, para o “Minha casa, minha cara”, quadro que vai reunir exemplos de como o lugar em que a gente vive revela muito da nossa personalidade. Para começar, o canal visitou o “ninho” de um psicanalista criativo, de gosto peculiar, quase às avessas.

No bairro Maria Aparecida Pedrossian, em Campo Grande, a residência que fica na esquina das ruas Antônio Alves Setti com a Ponta Grossa, tem dois leões brancos, de concreto, em cima do muro, portas e paredes em tom verde e um Cristo sorridente na sala.

Réplica está no muro há pelo menos 10 anos. (Foto: Pedro Peralta)
Réplica está no muro há pelo menos 10 anos. (Foto: Pedro Peralta)

As réplicas do Rei da Selva que, no Natal, ficam iluminadas, foram encomendas pelo dono do imóvel, Leodir Antônio Cunha, de 51 anos.

O psicanalista, que também é funcionário público, acha que as imagens do mamífero deixam o ambiente com um toque mais pessoal.

“Além do nome, que lembra Leão, eu sou do signo de Leão. Fiquei procurando isso um tempo, até que um dia encontrei à venda na avenida Julio de Castilhos, há mais ou menos 10 anos’, conta.

Mas não só por fora que o gosto do morador está impresso. Dentro, muita coisa tem a cara dele, a começar pela sala, cheia de quadros com paisagens esverdeadas. “Nasci e fui criado em fazenda e isso me reporta aquela época”, justifica.

Psicanalista adora o verde e espalhou a cor por toda a casa. (Foto: Pedro Peralta)
Psicanalista adora o verde e espalhou a cor por toda a casa. (Foto: Pedro Peralta)
Sala tem quadros que relembram a vida na fazenda. (Foto: Pedro Peralta)
Sala tem quadros que relembram a vida na fazenda. (Foto: Pedro Peralta)

No meio da coleção, uma, em especial, chama atenção. É a imagem de um Cristo sorrindo. A obra, de autoria de um pintor campo-grandense, foi feita sob encomenda. “Sou meio contraditório. Acho que Cristo já saiu da cruz e tem que ter uma imagem mais alegre”, conta.

Mas o pedido não saiu como o esperado, tanto é que Leodir já cogita pedir outro. Só que, desta vez, a recomendação é clara: “Quero ele do mesmo jeito, sorrindo, mas no meio da mata. Em uma das mãos eu quero um raio e, na parte de baixo, um riacho”.

E o Cristo sorridente. (Foto: Pedro Peralta)
E o Cristo sorridente. (Foto: Pedro Peralta)

Embora brinque dizendo que, em outra vida “ou foi puta ou rainha”, porque gosta de cor e brilho, Leodir tem mais predileção pelo verde e isso pode ser notado em praticamente todos os ambientes da casa.

Na sala, por exemplo, o psicanalista resolveu, ele mesmo, texturizar as paredes com a cor. Fez isso utilizado estopas. O trabalho se estendeu, inclusive, ao teto e às portas. Em uma, tentou desenhar uma paisagem campestre.

Na do banheiro, utilizou o próprio dedo na tentativa de fazer arabescos na tinta fresca. O resultado não agrada todo mundo, óbvio, mas Leodir disse que, até hoje, ninguém nunca se importou, nem a família. E, para quem pensa em criticar, o ele já tem uma frase pronta: “A gente tem que viver para gente e não para os outros”.

Nos siga no Google Notícias