ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Arquitetura

Desmoronamento destrói casarões que são Patrimônio Mundial em Ouro Preto

Por volta das 8h30, o local foi evacuado e às 9h10, o desmoronamento aconteceu

Ângela Kempfer | 13/01/2022 10:52


As chuvas em Minas Gerais, agora, ameaçam Patrimônio Cultural Mundial em Ouro Preto. Parte do Morro da Forca desmoronou na manhã desta quinta-feira e já atingiu 2 casarões centenários no centro histórico da cidade, que em 1980, foi o 1º município do Brasil a entrar na lista de Patrimônio da Humanidade.

Segundo a imprensa local, não há feridos ou vítimas, porque o Corpo de Bombeiros já estava de prontidão e havia removido as pessoas de todo o entorno da Rua Diogo de Vasconcelos, nas proximidades da Praça Cesário Alvim, um dos principais pontos históricos da cidade.

Também fica na região o Museu da Pharmácia de 1839. No acervo, tem material didático de origem europeia, mobiliário, drogas e equipamentos do final so século XIX, documentos com registro de vida acadêmica e administrativa da Instituição, livros, periódicos e teses com ênfase no século XIX.

Na mesma rua fica a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, católica do século XVIII com obras de Aleijadinho.

Conforme as autoridades municipais, o local ainda apresenta muita instabilidade e pode ocorrer novo deslizamento nas próximas horas.

Segundo informações do jornal Estadão, o Corpo de Bombeiros foi acionado por volta de 8h30, confirmou o risco e evacuou a área. Às 9h10, ocorreu o deslizamento.

Não há ainda informações sobre quais casarões caíram. Drone registrou o exato momento da destruição. As imagens são do fotógrafo Peterson Bruscki.

Nos siga no Google Notícias