ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  03    CAMPO GRANDE 29º

Arquitetura

Em reforma, Castelinho de Ponta Porã será transformado em museu

Construção está passando por reformas com investimento de R$ 4,3 milhões do Governo do Estado

Aletheya Alves | 17/06/2023 07:46
Fase de obras tem reunido desde limpeza até reforço de paredes. (Foto: Divulgação)
Fase de obras tem reunido desde limpeza até reforço de paredes. (Foto: Divulgação)

Finalizado em 1930, o Castelinho de Ponta Porã, uma das obras icônicas do Estado, está passando por reformas para ser transformado em um museu da história da fronteira. Para fazer toda a restauração necessária, R$ 4,3 milhões estão sendo investidos pelo Governo do Estado.

Localizado próximo à antiga estação ferroviária Noroeste do Brasil, o castelinho já foi sede do governo do Território de Ponta Porã, abrigou a cadeia pública e também o quartel da Polícia Militar.

Já em 1990, todo o espaço deixou de ser utilizado e foi se tornando uma parte menos viva da história. Com objetivo de restaurar a energia de quando a construção possuía função  importante, o projeto de restauração quer dar um novo caminho para o Castelinho.

Envolvendo manutenção de elementos arquitetônicos originais, reparação de danos causados pelo tempo e melhorias para suprir segurança e acessibilidade, a obra já está em andamento.

Prédio histórico deixou de ser utilizado na década de 1990. (Foto: Divulgação)
Prédio histórico deixou de ser utilizado na década de 1990. (Foto: Divulgação)
Molduras e silhuetas têm sido construídas para inserção na fachada. (Foto: Divulgação)
Molduras e silhuetas têm sido construídas para inserção na fachada. (Foto: Divulgação)

Hoje, pouco mais de 12% da obra foi executada, sendo de responsabilidade do Estúdio Sarasá, contratada pela Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos de Mato Grosso do Sul) e Seilog (Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística) após licitação.

Após avaliação do estado do prédio, hoje, o serviço se empenha na limpeza e produção de ornamentos para a fachada.

Algumas molduras e silhuetas, assim como demolições controladas, obras nas paredes e reforço das estruturas da fundação também estão em execução.

No processo de restauração, há também neutralização com água de cal, preparo manual e envasamento de argamassa, além da recomposição de revestimento em pano liso.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias