ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 31º

Arquitetura

Morada dos Baís será reaberta após três anos, garante secretária

Espaço recebeu a visita da Sectur e da Sisep para vistoria e definição de prazo para reabertura

Por Aletheya Alves | 19/03/2024 16:15
Morada dos Baís recebe nova promessa de abertura pela Prefeitura. (Foto: Arquivo/Alex Machado)
Morada dos Baís recebe nova promessa de abertura pela Prefeitura. (Foto: Arquivo/Alex Machado)

Após três anos de portas fechadas e sem expectativa de retorno, a Morada dos Baís deve voltar a receber o público ainda neste ano. Garantindo que o espaço histórico será reaberto, a responsável pela Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), Mara Bethânia explicou que uma vistoria foi realizada na semana passada para definição de manutenções a serem feitas e prazos para o retorno.

Ao Lado B, a secretária relatou que hoje, as galerias no espaço externo da Morada têm sido utilizadas por artesãos. Já a última ação para retomar o local como um todo ocorreu em conjunto à Sisep.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Já foi conversado com nosso secretário de obras e houve uma inspeção no local sobre aquilo que pode ser feito, inclusive em regime de urgência para que a gente possa voltar a utilizar aquele espaço com várias atividades que estamos discutindo, disse Mara.

Sem cravar uma data de reabertura, a secretária apenas apontou que está aguardando o retorno da Sisep, “o secretário está quantificando tudo isso para poder nos dar uma posição, por exemplo, em 30 dias, 40 dias podemos abrir a Morada”.

Sobre a avaliação realizada, Mara explicou que não há muitas manutenções a serem feitas, mas alguns pontos precisam ser revistos. “Há pontualmente situações que precisam ser melhoradas, até para nos dar segurança para a reabertura”, explicou.

Com a retomada, o acervo da família Baís deve retornar para o espaço, de acordo com a secretária. E, além disso, o local também deverá receber novidades vinculadas à arte e cultura.

Últimas atividades

Em junho de 2021, o prédio foi devolvido para a prefeitura de Campo Grande, após seis anos sob responsabilidade do Sesc de Mato Grosso do Sul.

"Infelizmente a pandemia da COVID-19 trouxe consigo alguns obstáculos, principalmente no que concerne à realização de eventos destinados à participação do público nos locais em que há concentração de pessoas, impossibilitando o desenvolvimento das ações de cultura propostas para a Morada dos Baís", informou a instituição em comunicado.

Na época, o Sesc se comprometeu a entregar o espaço com pintura restaurada e manutenções feitas. Desde então, o espaço não voltou a ser aberto ao público como um todo, tendo apenas uma parte externa ocupada por artesãos.

Em setembro do mesmo ano, a Sectur, na época sob responsabilidade de Max Freitas, havia dito que o espaço seria reformado e reaberto, provavelmente, até o fim de 2021. Sem se tornar realidade, a falta de manutenção passou a se tornar um problema.

Logo no início de 2023, o Ministério Público cobrou a revitalização. Entre os pontos destacados estavam o conserto de danos estruturais, adequação das instalações elétricas, correção de vazamento de água, reparo da instabilidade estrutural e substituição de telhas quebradas.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias