ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, QUINTA  21    CAMPO GRANDE 30º

Arquitetura

Lugar mais movimentado do Centro já guardou ossadas no passado

No episódio de hoje do “Histórias que o Goico Conta”, vamos relembrar a trajetória da praça famosa no Centro

Por Thailla Torres | 21/08/2025 08:33


RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Praça Ary Coelho, importante ponto turístico no centro de Campo Grande, possui uma história peculiar: o local serviu como o primeiro cemitério do antigo Arraial de Santo Antônio, que deu origem à capital sul-mato-grossense. Ao longo dos anos, a praça teve diferentes nomes, como Dois de Novembro, Passeio Público, Jardim e Praça da Liberdade. Com a transferência dos restos mortais para o bairro Amambaí e, posteriormente, para o Cemitério Santo Antônio em 1914, a praça tornou-se um espaço de convivência. O vídeo "Histórias que o Goico Conta" resgata a trajetória da Praça Ary Coelho e detalhes de sua transformação, revelando curiosidades sobre os 126 anos de Campo Grande.

A Praça Ary Coelho, um dos cartões-postais do Centro de Campo Grande, guarda um passado curioso e pouco lembrado. Antes de ser ponto de encontro e lazer, o espaço foi o primeiro cemitério do Arraial de Santo Antônio, origem da atual capital morena.

Ao longo do tempo, a praça também mudou de nome diversas vezes: já foi chamada de Dois de Novembro (em referência à primeira eleição em Campo Grande), Passeio Público, Jardim e Praça da Liberdade. Com a transferência das ossadas para a região do bairro Amambaí e, posteriormente, para o Cemitério Santo Antônio, inaugurado em 1914, o local se transformou em área de convivência.

Nos 126 anos de Campo Grande, não faltam histórias e curiosidades como essa para contar. No episódio de hoje do “Histórias que o Goico Conta”, vamos relembrar a trajetória da Praça Ary Coelho e revelar detalhes que ajudam a entender a transformação da cidade.

Assista ao vídeo acima e descubra mais sobre esse espaço que faz parte da memória e da identidade da nossa Capital.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.