Até prefeitura terá expediente, mas Justiça, Câmara e Alems decretam feriadão
Vereadores, deputados e membros do Judiciário param na sexta e só voltam a trabalhar na quarta
A próxima segunda-feira (25) será de expediente normal para os servidores da Prefeitura de Campo Grande e do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. As duas administrações publicaram no início do ano seus decretos listando os pontos facultativos de 2025, e a data que antecede o aniversário da Capital não foi incluída.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Prefeitura e Governo de MS mantêm expediente na segunda-feira (25), véspera do aniversário de Campo Grande. A data não foi incluída nos decretos de pontos facultativos publicados no início do ano por ambas as administrações. Assembleia Legislativa, Câmara Municipal e Judiciário decretaram ponto facultativo na segunda (25), suspendendo atividades e atendimento ao público. Na terça-feira (26), feriado municipal pelo aniversário da capital, haverá paralisação das atividades administrativas. Comércio e outros serviços devem adotar horários especiais, enquanto serviços essenciais operam normalmente.
Já a Assembleia Legislativa, a Câmara Municipal de Campo Grande e o Poder Judiciário optaram por decretar ponto facultativo, suspendendo as atividades internas e o atendimento ao público.
- Leia Também
- Ministra inaugura obra parada há 12 anos no Parque Lageado
- Reordenamento da rotatória da Euler será entregue no aniversário de 2026
No caso do município, a prefeita Adriane Lopes assinou decreto em fevereiro estabelecendo os pontos facultativos ao longo de 2025. O calendário contempla as datas de 17 de abril (véspera da paixão de cristo), 2 de maio (véspera dia do trabalhador), 20 de junho (pós Corpus Christi), 24 e 26 de dezembro (véspera e pós Natal) e 31 de dezembro (véspera de Ano Novo). Conforme o documento, não há menção à segunda-feira, 25 de agosto.
O Governo do Estado também publicou sua relação em janeiro, assinada pelo governador Eduardo Riedel. O decreto detalha os feriados nacionais, estaduais e os pontos facultativos de 2025. Entre eles, estão previstos o Carnaval, Corpus Christi, o Dia do Servidor Público (transferido para 21 de novembro), além das vésperas de Natal e Ano Novo. Assim como no decreto municipal, a próxima segunda-feira (25) não consta como ponto facultativo, o que garante expediente normal nas repartições públicas estaduais, com exceção dos serviços essenciais, que operam em regime de plantão.
Na terça-feira (26), no entanto, Campo Grande celebra 126 anos de fundação. A data é feriado municipal, o que significa paralisação local das atividades administrativas da Prefeitura, do Governo, do Legislativo e do Judiciário. O comércio, supermercados, bancos e shoppings devem adotar horários especiais, a depender de cada setor. Já serviços de urgência e emergência, segurança pública e transporte coletivo funcionam normalmente, ainda que com escalas diferenciadas.
Os poderes que resolveram decretar ponto facultativo alegam que essas datas de folga prolongada já são previstas no início do ano, sem danos ao trabalho do Judiciário e Legislativo.