ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Arquitetura

Quando a cozinha é a alma da casa, funcionalidade e até uma horta são opções

Paula Maciulevicius | 06/12/2013 06:21
Em vasos, horta orgânica traz o frescor dos temperos para dentro da cozinha. (Fotos: Cleber Gellio)
Em vasos, horta orgânica traz o frescor dos temperos para dentro da cozinha. (Fotos: Cleber Gellio)

Quando a cozinha é a alma da casa, a integração com a família e amigos passa a ser mais importante do que a posição do fogão e da geladeira. E pela maestria da arquitetura, é possível transformar o lugar de preparo das refeições em espaços gourmets, trazendo para dentro de casa aquela cena dos filmes, quando se está ao fogão ao redor de amigos.

Na mostra de arquitetura e decoração “Morar mais por Menos”, sediada no Rádio Clube Cidade, os espaços dão esta ideia. Parece que até a comida fica mais saborosa quando preparada assim.

Em uma das cozinhas da mostra, as cores são bege, marrom, branco e um bordô fechando o contraste. O fogão fica ao centro, de frente para uma mesa. O sofisticado da opção está na funcionalidade, conceito que a arquiteta Alessandra Mafuci Haidar, aproveitou o quanto pode.

“Eu procuro trabalhar linhas mais retas e otimizar, aproveitando cada espaço, cada detalhe, para não deixar escapar nenhum canto”, ressalta.

Arquiteta trabalhou funcionalidade ao otimizar espaço com armários ventilados.
Arquiteta trabalhou funcionalidade ao otimizar espaço com armários ventilados.

Os armários ventilados armazenam da forma correta qualquer tipo de alimento. Além de ser uma cozinha funcional, o espaço garante a integração de quem se propor a cozinhar.

“A pessoa não fica de costas, está cozinhando, fazendo o almoço ali, na bancada, conversando. É a integração entre a família num almoço ou tomando café”, completa.

Se o espaço permitir uma cozinha mais ampla, é possível juntar cadeiras e até um sofá à mesa. A ideia foi da arquiteta Cida Zandavalli, que trouxe uma horta orgânica para dentro de quatro paredes e o frescor do verde dos temperos.

“O conceito foi de aliar funcionalidade, veja que é um espaço amplo onde se interage”, comenta. A proposta era integrar a família em um lugar que fosse mais que a cozinha, se tornando sala de estar e jantar.

A mostra “Morar Mais por Menos” vai até o dia 15 de dezembro, no Rádio Clube Cidade, na esquina das ruas Padre João Crippa e Barão do Rio Branco. O valor da entrada é de R$ 20.

Ilha integra cozinheiro e convidados.
Ilha integra cozinheiro e convidados.
Nos siga no Google Notícias