ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 30º

Arquitetura

Reforma de 45 dias faz edícula se transformar em gourmet dos sonhos

Após a ampla repaginação que durou 45 dias, o imóvel de 70 m² ficou mais claro, ventilado e espaçoso; Veja o antes e depois

Thailla Torres | 30/06/2020 06:31
A casa antiga era feita de telhas de fibrocimento e tinha muretas antigas na varanda. (Foto: Jéssica Morais)
A casa antiga era feita de telhas de fibrocimento e tinha muretas antigas na varanda. (Foto: Jéssica Morais)
O depois: espaço foi transformado em 45 dias e evoluiu décadas, diz moradora. (Foto: Jéssica Morais)
O depois: espaço foi transformado em 45 dias e evoluiu décadas, diz moradora. (Foto: Jéssica Morais)

Foram dois anos até encontrar espaço em sua agenda de arquiteta para Jéssica Morais fazer a reforma que tanto queria na edícula da casa onde vive com o marido. Um dos requisitos era um “gourmet dos sonhos”, revela. E não poderia deixar de ser bem iluminado, espaço e chamativo para receber família e amigos. Mas como a rotina é dividida com projetos de clientes a prioridade era fazer uma reforma em menor tempo possível, e foi.

A edícula de 70 m² passou por uma reforma em 45 dias e evoluiu décadas no Bairro Monte Castelo. Ganhou área gourmet, garagem para os carros e um espaço amplo para o jovem casal receber os amigos e a família após a pandemia.

A moradora, claro, participou de cada decisão. Desejou o equilíbrio entre materiais que trouxessem sofisticação e que fossem aplicados de maneira rápida. “Eu busquei soluções para executar e transformar tudo em curto espaço de tempo, e ficar tudo pronto para o dia do meu aniversário”, diz a arquiteta.

Deck com iluminação cênica e um pergolado em ferro, desenhado em formato de “L”.
Deck com iluminação cênica e um pergolado em ferro, desenhado em formato de “L”.

A casa antiga era feita de telhas de fibrocimento, mais conhecida como “Eternit”, e tinha muretas antigas na varanda, “que a maioria das casas de antigamente tinham. Não havia garagem para os carros e faltava conforto e aconchego”, completa a arquiteta.

A solução para rapidez foi trabalhar uma cobertura metálica com platibanda por toda extensão da fachada, mudando de vez a frente da casa. “A estrutura da edícula existente ficou, por sua vez, atrás dessa platibanda, “escondida”. A escolha pela estrutura metálica, foi para possibilitar um vão livre de 15 metros, sem pilares, e deixar o ambiente ainda mais amplo e moderno, além da execução muito mais rápida, levando menos de uma semana”, explica.

No forro, a economia está no PVC que imita madeira. “E é um ótimo custo-benefício, pois não exige manutenção e o custo é bem melhor. Criamos uma grande ilha central para cozinhar e ao mesmo tempo confraternizar. Até um cooler esculpido na bancada de granito criamos. A escolha dos revestimentos também foi importante”.

No teto, PVC imita madeira e ripado ao fundo também.
No teto, PVC imita madeira e ripado ao fundo também.

Jéssica investiu em um porcelanato marmorizado na bancada e no ripado que tem estampa em HD, o que parece ser madeira de verdade. “A iluminação de efeito, em tons quentes, deixou o espaço aconchegante, e o destaque total ficou no lustre dourado com globos de vidro”.

A área externa não ficou de fora da transformação. “Criamos um deck externo de madeira com jardim vertical que envolve quem está ali. Uma mesa para refeições e um ambiente com iluminação cênica e um pergolado também em ferro, desenhado em formato de “L” para envolver o local”.

A pintura nos tons de cinza, preto e cimento queimado foi escolhida para deixar tudo com clima de arquitetura moderna. E o custo dessa transformação com projeto, material e mão de obra ficou aproximadamente R$ 70 mil.

Fez uma reforma bacana? Mande pra gente de sugestão no Facebook ou Instagram. Você também pode sugerir pelo e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Casa fica no Monte Castelo e foi reformada para receber família e amigos.
Casa fica no Monte Castelo e foi reformada para receber família e amigos.

Nos siga no Google Notícias